Servidores realizando atividade durante sessão de treinamento | Foto: Francine Alves Pinto

UNITAU oferece circuito de treinamentos para servidores(as)

03/03/2023 18h22

Atendimento, Treinamentos, Servidor, Recursos Humanos, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°8, ODS ONU

Os programas de capacitação do público interno têm sido uma realidade cada vez mais frequente nas organizações, isso porque ajudam a criar um vínculo entre a empresa e aqueles que atuam diretamente no seu desenvolvimento - seus colaboradores.

Além disso, incentivar o crescimento de todos faz com que cada um tenha um crescimento pessoal, dando-se a oportunidade de conhecer habilidades intrínsecas, aspectos de sua personalidade e dos demais colegas, estimulando a autoconfiança, o cuidado do colaborador com o próprio desenvolvimento e com o time como um todo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) fizeram um chamado à ações concretas para atender às preocupações sobre a saúde mental da população trabalhadora. "Como as pessoas passam uma grande parte de suas vidas no trabalho - um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental. Precisamos investir para construir uma cultura de prevenção em torno da saúde mental no trabalho, reformulando o ambiente de trabalho para pôr fim ao estigma e a exclusão social e garantir que os funcionários com condições de saúde mental se sintam protegidos e apoiados", disse Guy Ryder, diretor-geral da OIT.

Pensando nisso, a Diretoria de Recursos Humanos da Universidade de Taubaté (UNITAU) iniciou um circuito de treinamentos para os servidores da Universidade por meio do projeto Comunicação, Inovação, Excelência, Movimento e Transformação (CIEMT). As reuniões são programadas de acordo com o cronograma que mantém estratégias de aplicação individuais ou em grupo.

O processo é dividido em quatro etapas. O esperado para a primeira fase do projeto CIEMT é passar o conhecimento do Manual de boas práticas aos funcionários até o fim de 2023 e de melhorar a comunicação interna por meio da dispersão de vídeos institucionais que sanem as dúvidas dos servidores.

A longo prazo, a psicóloga da Diretoria de Recursos Humanos, Francine Alves Pinto, explica que “o intuito é trabalhar de forma continuada junto aos servidores, para que eles desenvolvam habilidades comportamentais necessárias para um bom atendimento e postura adequada no ambiente de trabalho, a fim de que prestem serviço ao público interno e externo com excelência, contribuindo para a manutenção e crescimento da organização. Além de proporcionar uma conexão mais efetiva com a missão, visão e valores da Universidade conscientizam do seu papel preponderante junto à Instituição.”.

O Diretor de programação da TV Educativa da UNITAU Tiago Molina aprovou a iniciativa: “Momentos como esse proporcionam uma pausa na rotina da equipe para que possam olhar para si e para aqueles com quem dividem projetos, o que ajuda na superação das diferenças e favorece o relacionamento interpessoal, garantindo uma melhor produtividade não só sob o ponto de vista profissional, mas principalmente humano.”

O Projeto segue um cronograma pré-determinado e pretende percorrer todos os departamentos da UNITAU, mas os gestores dos departamentos, também podem solicitar os treinamentos enviando um e-mail para rh@unitau.br que após análise e agendamento, poderá se beneficiar junto a sua equipe.

Compromisso com Você. Universidade do Futuro, UNITAU.

Bia Sanas Zamboni