UNITAU engaja o enfrentamento da sociedade contra a violência doméstica em parceria com as Delegacias de Defesa da Mulher | Foto: Paula Cavalheiro

UNITAU combate violência doméstica e reforça poder feminino com projeto Mulheres que inspiram outras mulheres

02/03/2023 21h17 ⋅ Atualizada em 03/03/2023 08h44

Imprensa, Combate à violência doméstica, Dia da mulher, Delegacia de Defesa da Mulher de Taubaté, Delegacia de Defesa da Mulher de Pindamonhangaba, Observatório da Violência, Extensão, Empoderamento feminino, Combate à violência de gênero, Anuário de Segurança Pública, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°16

O calendário brasileiro de 2021 foi marcado por três mortes diárias de mulheres cuja motivação foi a simples existência em corpos femininos, conforme demonstra o Anuário Especial de Segurança Pública daquele período. Mais de 161 mil chamados de violência doméstica foram registrados, neste mesmo ano, pela Polícia Militar no Estado de São Paulo, o que resulta em 18 ocorrências por hora. Para combater essa realidade que insiste em contaminar os noticiários no país, a Universidade de Taubaté (UNITAU) marca o Dia Internacional da Mulher com o lançamento do projeto "Mulheres que inspiram outras mulheres".

O projeto é fruto de uma parceria entre o projeto de extensão Observatório da Violência e as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) de Taubaté e de Pindamonhangaba, em alinhamento ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe a busca pela igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas. Histórias de oito mulheres foram reunidas. Apesar das cicatrizes, elas ergueram suas vozes para incentivar que outras vítimas possam romper o ciclo de violência doméstica. “O projeto é uma homenagem às mulheres que conseguiram romper o ciclo de violência, para que este modelo de força e de superação inspire outras mulheres que estejam passando pela mesma situação”, explica a delegada da DDM de Taubaté, Elisângela Cruz Estefano.

“Nós mulheres abraçamos outras e dizemos que, sim, é possível sair de um relacionamento abusivo, é possível viver em paz, é possível ter dignidade. Nós não precisamos desse tipo de relacionamento. Eu recebi esse convite e me expus para ajudar porque acredito na causa e quero que chegue ao maior número de pessoas para sensibilizá-las”, relata Thaís Gonçalves, participante do documentário.

“Estamos convictos que o projeto chamará a atenção para um problema que deve ser discutido por toda a sociedade e que deve engajar homens e mulheres na construção de relações harmônicas e respeitosas”, pontua o Prof. Esp. Daniel Estefano, coordenador do Observatório da Violência da UNITAU. As narrativas foram registradas em um documentário produzido pela TV UNITAU e duas cartilhas foram elaboradas pelas Delegacias de Defesa da Mulher como forma de reforçar a conscientização. “Para o registro das histórias, optamos por reunir um time de profissionais femininas que souberam captar, com toda a sensibilidade necessária, os emocionantes relatos que fizeram do resultado final uma verdadeira obra prima a ser compartilhada com todos aqueles que desejam uma sociedade livre, justa e solidária”, explica o Prof. Daniel.

Os materiais serão lançados oficialmente no dia 8 de março no Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU juntamente com uma exposição fotográfica, que passará de forma itinerante por Taubaté e Pindamonhangaba. Confira a agenda dos locais mais abaixo.

Juntas pela causa

A realização do projeto só foi possível graças à coragem das vítimas que não podem e não devem ser resumidas pelo seu passado. Elas aceitaram divulgar seus relatos para motivar outras pessoas e frear atitudes violentas e até mesmo fatais. Junto delas, uma equipe feminina, composta por maquiadoras, fotógrafa, ilustradora, produtoras, editoras e demais profissionais e voluntárias deram vida ao “Mulheres que inspiram outras mulheres”. “A arte, especialmente a ilustração, é muito democrática. Quando você ilustra, você atinge mais pessoas. Esse tipo de arte é um diferencial tremendo em um projeto com propósito como este, que é o de atingir milhares de mulheres, de vários níveis sociais, com um assunto que, inclusive, não escolhe um nível social”, explica a ilustradora, jornalista e ex-aluna da UNITAU, Tici Schvarcz, que atuou de maneira voluntária no projeto. “Eu topei 'de cara' [participar do projeto] porque, além de tudo, vai muito ao encontro do que eu defendo e luto. Eu fiquei honrada em poder voltar para casa, na UNITAU, para poder fazer um trabalho diferente do que eu me formei para uma instituição que é tão importante para mim”, finaliza.

A fotógrafa Paula Cavalheiro, que também atuou como voluntária, relata a transformação provocada pelo projeto. “Eu aprendi essa lição de vida, de que as coisas acontecem, deixam cicatrizes, mas que a gente não pode viver aquilo para sempre, precisamos ir em frente. Eu falo que eu ganhei amigas. Elas carregam um brilho tão grande, uma alegria tão grande, uma vontade de viver e saem espalhando para as outras pessoas mesmo sem querer. Poder passar por essa experiência, conhecer pessoas, novas histórias é o que eu gosto e sempre aprendo muito em trabalhos assim.”, relata a voluntária.

Lançamento oficial do projeto “Mulheres que inspiram outras mulheres”
08 de março, às 10h
Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU
Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285 - Centro, Taubaté