Alunos organizam doações no DA, departamento de Odontologia (Foto: Leonardo de Oliveira)

Solidariedade: Estudantes da UNITAU realizam arrecadação de alimentos e roupas para famílias atingidas por fortes chuvas na região

24/02/2023 21h01

Solidariedade, Taubaté, Caraguatatuba, Bom Conselho, Enfermagem, Odontologia, Medicina, alunos

Com foco na cooperação social e na promoção da cidadania, alunos de diferentes departamentos da UNITAU (Universidade de Taubaté) iniciaram, nesta semana, a arrecadação de alimentos e roupas para as famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas na região.

A ação é promovida diretamente pelos estudantes e busca unir esforços para colaborar com quem mais precisa. Em Taubaté, a ação é comandada no departamento de Odontologia e no Bom Conselho. Para a universitária do sétimo semestre de Enfermagem, Ana Julia Bocco, esse é o momento de ajudar os moradores a recomeçar a vida e também de fomentar a empatia no meio acadêmico. “Essa ação é para ensinarmos nossos alunos a olhar um pouquinho mais para o próximo, pensar no próximo. Às vezes as pessoas estão reclamando muito e não vêem o que o outro está passando. É ensinar-los a amar o próximo, a cuidar do próximo. Ainda mais nós que somos alunos, futuros profissionais da área da saúde e cuidamos de pessoas”, ressalta.

Em Caraguatatuba, os alunos da turma de Medicina do primeiro e segundo semestres se organizaram numa força tarefa para auxiliar a comunidade local. A medida contou com o apoio do Diretório Acadêmico, Ligas de Anatomia, Urologia e Humanidades, atlética e da coordenação do curso. A estudante do segundo semestre, Andressa Lima conta que a atividade possui planejamento e identificação do que é necessário. “Eu liguei lá no Fundo Social para saber quais são as necessidades. Focamos em produtos de higiene, limpeza e  alimentos. Principalmente arroz e café, além de roupas. Tudo o que chegar é bem vindo (...) A gente arrecadou muita água, muita roupa, muito calçado e alimentos não perecíveis. Esses materiais vão ser destinados ao Fundo Social de Caraguatatuba”, enfatiza. No campus do litoral, a arrecadação foi encerrada na tarde desta sexta-feira (24).

A aluna do oitavo semestre de Odontologia, Marianna Pires, explica que colaboração remonta sua própria história. Pois, ela nasceu, cresceu e sua família vive há mais de cinco décadas em São Sebastião. “Sendo moradora da cidade e mesmo estando distante do local dos fatos, a dor não é diferente em ver tantas pessoas sofrendo. Essa ação é por solidariedade e empatia, mas acima de tudo por amor ao próximo. Nesse momento de dor que eles estão vivendo, sejam pela perda de vidas, bens materiais, as doações estarão ajudando a suprir suas necessidades, dando um pouco de alento para que tenham o mínimo de conforto e dignidade”, comenta.

Marianna afirma ainda que brinquedos podem ser doados. “Como há muitas crianças, estamos pedindo a doação de brinquedos para que traga distração e até mesmo alegrias a elas, pois muitas não tem noção do que aconteceu”, finaliza.

As doações podem ser feitas nos departamentos por toda a comunidade acadêmica. As contribuições coletadas em Taubaté seguirão para o Litoral Norte na segunda-feira (27). Entretanto, os auxílios continuarão sendo arrecadados na próxima semana e serão distribuídos para as famílias que foram afetadas pelas enchentes, na tarde da última quinta-feira (23).