UNITAU oferece vagas para prática desportiva para alunos dos cursos presenciais e EAD | Foto: Leonardo Oliveira (ACOM/UNITAU)

Prática Desportiva abre inscrições para alunos(as) dos cursos de graduação

24/02/2023 19h03 ⋅ Atualizada em 27/02/2023 08h17

Bom Conselho, EAD, Graduação, ALUNO, Prática desportiva, Atividade Física

Você sabia que a prática de exercícios físicos pode ser sua  grande aliada para o bom rendimento dos seus estudos? Para ajudar você a tirar esse plano do papel, a UNITAU está com inscrições abertas para a disciplina facultativa de Práticas Desportivas, oferecida para alunos(as) dos cursos de graduação presencial e EAD. A partir de 27/02, os(as) estudantes poderão se inscrever para 150 vagas para a modalidade Musculação e 50 vagas para a modalidade de Natação, de acordo com os horários abaixo:

Inscrições

Para garantir sua vaga, é necessário comparecer presencialmente no Campus Bom Conselho, no Salão de Musculação, de acordo com o horário das atividades. Assim, basta preencher a ficha de inscrição e realizar o pagamento da taxa de R$28,00 via boleto disponibilizado no Mentor Web (nomeado como “exame médico”). Não serão aceitas fichas de anos anteriores, apenas as disponíveis e validadas no ato da inscrição.

No ato da inscrição será feito o preenchimento do PARQ “Questionário de Prontidão para Atividade Física” e, caso necessário, o(a) aluno(a) será direcionado ao Serviço Médico da Unitau (SESMO) para avaliação clínica e posterior liberação para iniciar as aulas práticas.

Em caso de pagamentos por meio virtual, é necessário enviar uma cópia (PDF ou foto) do boleto e do comprovante de pagamento para o e-mail unitau.praticadesportiva@gmail.com para concluir a sua inscrição.

As aulas serão ministradas no campus do Bom Conselho, localizado na Avenida Tiradentes, n° 500, no bairro Jardim das Nações. A disciplina é oferecida em dois semestres e o(a) aluno(a) inscrito(a) para o primeiro semestre também pode optar por fazer durante o segundo semestre.

Segundo o Prof. Esp. Luiz Cembranelli, docente do curso de Educação Física, as vantagens da disciplina não são somente para os(as) alunos(as) que participarão das atividades desportivas. “Alguns alunos optam por fazer o estágio obrigatório dentro da faculdade e isso também é importante para a formação dos nossos alunos de educação física (...) Assim, o aluno(a) chega no mercado de trabalho com uma visão mais ampla sobre a função do educador físico”, explica o professor.

Atividade física e saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade é considerada o maior fator de risco de mortes no mundo. No Brasil, o sedentarismo foi responsável por três em cada 100 mortes registradas, em 2017, de acordo com o Ministério da Saúde.

Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a prática de atividade física é a melhor estratégia para o controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, como também reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar o cérebro, sendo assim, benefícios cruciais para o favorecimento do desempenho acadêmico, da qualidade de vida e da aquisição de hábitos saudáveis durante a vida. O combate a essas doenças também faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, que visam a prevenção e o tratamento de doenças não transmissíveis, promovendo a saúde mental e o bem-estar, até 2030.

Cuidar da sua saúde, também é investir em você e no seu futuro.

Compromisso com você. Universidade do Futuro, UNITAU.

Gabi Salima