As inscrições estão abertas para a 1ª Semana Nise da Silveira promovida pelos alunos de Psicologia

Alunos de Psicologia da UNITAU promovem 1ª Semana Nise da Silveira com inscrições gratuitas

23/02/2023 18h55

UNITAU, Psicologia, ALUNO

Buscando debater o legado e o exercício de técnicas terapêuticas, os alunos de Psicologia da UNITAU (Universidade de Taubaté) promovem, do dia 27 de fevereiro ao dia 4 de março, a 1ª Semana Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde. O evento será gratuito e toda comunidade acadêmica pode participar.

A iniciativa é promovida pela Liga Analítica Junguiana da UNITAU com apoio da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da Medicina da UNITAU, além do Museu de Imagens do Inconsciente, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e outras instituições.

A Semana Nise da Silveira celebra e discute os impactos da atuação da psiquiatra no cenário nacional. A profissional, que nasceu em Maceió (AL), trabalhou diretamente no combate às técnicas agressivas como o uso de camisa de força, lobotomia e confinamento no tratamento de pessoas com doenças mentais. Foi também uma das precursoras na integração da arte no processo terapêutico, além de ser uma das pioneiras na popularização da psicologia junguiana no país e a estudar no instituto fundado pelo psiquiatra suíço Carl Jung.

Para o aluno de Psicologia e presidente da Liga Analítica Yunguiana, Gustavo Monteiro, é preciso pensar a prática de Nise por meio de três pilares: liberdade, atividade e afetividade. “Queremos trazer o mesmo paradigma para dentro da Liga: os membros precisam ter liberdade para pesquisarem o que quiserem, contudo que cumpram com o rigor epistemológico da teoria a que seguimos. O afeto catalisa toda essa prática. Porque são pessoas, em sua maioria jovens, que estão estudando. Nós compreendemos que a parte afetiva faz parte da vivência acadêmica assim como a parte intelectual”, enfatiza.

O evento ocorre de forma online e gratuita. Ao todo, estão programadas 15 palestras com diversos temas como: “Lições para jovens terapeutas a partir da experiência de Niseda Silveira, Jung e outros mestres” – Esp. Sebastian Bah; “A Psicose em uma perspectiva Junguiana” – Me. Heráclito Pinheiro e Prof. Fernado Rodrigues, e “A psicologia do artista e o complexo criativo” com o Prof. Davi Lira.

O diretor do Departamento de Psicologia da UNITAU, Prof. Dr. Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues, afirma que é preciso celebrar a memória da psiquiatra e sua colaboração na luta antimanicomial. “Por conta dessa sua contribuição que persiste, ela está no panteão dos heróis da pátria. A Nise da Silveira ajudou a humanizar a psiquiatria, a combater o abuso, a combater a restrição de liberdade dos internos, criou o serviço de terapia ocupacional onde esses internos de hospital psiquiátrico podiam expressar-se por meio da arte, escultura, pintura, desenho, gravura. Ali, inclusive, se revelaram artistas de grande qualidade”, aponta.

O professor agradece ainda o desempenho dos alunos na organização do evento. “Gostaria também de destacar a atuação da Liga de Psicologia Analítica, do aluno Gustavo Monteiro, que fez toda essa articulação, todo esse processo de trazer as pessoas, instituições e as entidades. Quero também aqui homenagear, agradecer a atividade deles”.

A inscrição para o evento pode ser feita de maneira gratuita clicando aqui.