Calouros e veteranos iniciam um novo semestre letivo na Universidade de Taubaté | Foto: Leonardo Oliveira (ACOM/UNITAU)

Abre Aulas UNITAU marca o início de um novo ciclo para calouros e veteranos

17/02/2023 20h35

Professor, alunos, Veterano, Calouros, Volta às aulas, Abre Aulas UNITAU

 

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, os estudantes dos cursos da Universidade de Taubaté iniciaram um novo semestre letivo. O ‘Abre Aulas UNITAU’ marca a semana de volta às aulas para os veteranos(as), mas também representa um momento importante aos calouros(as) que estão iniciando a sua jornada na Universidade. Confira aqui todas as fotos da semana do Abre Aulas UNITAU.

Ao longo da programação, os veteranos(as) recepcionaram e acolheram os(as) alunos(as) ingressantes juntamente aos professores(as) e funcionários(as) dos Departamentos, com atividades, tours, palestras, encontros e reencontros. As atividades foram planejadas em conjunto, envolvendo toda a comunidade acadêmica, com o objetivo de integrar ao máximo aqueles que estão chegando para iniciar a rotina na nova ‘casa’.

“Acompanhei as falas e o acolhimento promovido aos calouros pelos alunos dos Diretórios Acadêmicos e das Atléticas. Foi contagiante e estamos todos animados para 2023”, relata a  Pró-Reitora Estudantil da UNITAU, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues. 

Todos os cursos receberam seus calouros com atividades específicas de cada área, dando uma prévia do curso e do ramo de atuação a partir de práticas e de troca de conhecimentos com veteranos e egressos.

Juliana Salvato, estudante do 7º período de Medicina Veterinária, conta que promover a recepção para os calouros é poder também introduzi-los no ambiente universitário. “É parte de você se sentir do grupo. Obviamente, no decorrer do semestre, a gente se adapta, mas passar por esse momento com os veteranos é muito bom para se sentir acolhido”, enfatiza. 

Na quinta-feira, 16 de fevereiro, todos se reuniram no Departamento de Arquitetura para o UNITAU Cultural. O espaço do cubo branco do campus abrigou apresentações do Balé da Cidade de Taubaté, além do Sarau Cultural organizado pelos alunos e alunas dos cursos de História, Letras e Pedagogia, em parceria com a Academia Taubateana de Letras. A ocasião também serviu como um novo espaço de lançamento da exposição física do projeto UNITAU na sua vida, com os retratos de alunos, professores e funcionários que contam histórias particulares que se entrelaçam com a história da Universidade. 

 

Volta às aulas no Campus UNITAU Caraguatatuba

Alina Rozales, caloura da segunda turma de Medicina no Campus UNITAU Caraguatatuba, escolheu viajar mais de 3 mil quilômetros para realizar o seu sonho. A estudante deixou a cidade de Juara, no interior do Mato Grosso, para escrever um novo capítulo da sua história no Litoral Norte paulista. “Entrei de cabeça na faculdade, quero que seja uma experiência boa e única. É um sonho, né? Está tudo muito incrível, a Universidade é demais e muito acolhedora”, conta.

A aluna Micaela Fest Paiva veio de Resende, interior do Rio de Janeiro, para viver essa nova etapa da vida. “Eu achei o campus maravilhoso, está muito bem estruturado, gostei muito das palestras que tivemos hoje no primeiro dia, senti que é uma equipe que recepciona muito bem. Todo mundo está com os braços abertos pra receber a gente, estou bem empolgada”, conta. 

As novidades naturalmente vêm acompanhadas de alguns receios e inseguranças, mas o envolvimento dos veteranos faz com que esse processo seja mais leve para os novatos. Julia Nakano, aluna da primeira turma de Medicina do Campus UNITAU em Caraguatatuba, se dispôs a ajudar a recepcionar os calouros junto ao Diretório Acadêmico e à Atlética do curso.“Como nós não tivemos um modelo de veterano, estamos tentando ser o melhor modelo para eles”, enfatiza.

As atividades no campus Caraguatatuba foram, em sua maioria, específicas para o curso de Medicina, mas também sobrou espaço para criar memórias e guardar recordações para relembrar com carinho no futuro. Uma cápsula do tempo foi montada em conjunto entre a primeira e a segunda turma do campus, contendo mensagens positivas. A cápsula ficará por seis anos enterrada em um vaso na entrada do campus, quando será reaberta pelos alunos. Além disso, a primeira turma ‘apadrinhou’ os calouros para ajudá-los a trilhar com mais tranquilidade esse começo de jornada. 

O ano letivo está só começando e o novo caminho que se abre demonstra a oportunidade de agarrar novas oportunidades e traçar essa rota com confiança. Além de todas as demais vivências acadêmicas que a Universidade pode oferecer, a Pró-reitoria Estudantil já confirma uma agenda cultural para o primeiro semestre, que deve incluir grupos para CineClube, com debate de filmes, e visitas por pontos históricos e aos museus da região. 

 Desejamos um novo semestre letivo leve e produtivo!

 

Compromisso com o seu sonho. Universidade do Futuro, UNITAU. 

 

Jaíne Monteiro
Bruna Silva
Ana Beatriz Sanas Zamboni
Gabriela Salima
Samuel Guimarães

ACOM/UNITAU