As inscrições para o curso internacional gratuito estão abertas e podem ser feitas por alunos de Pós-Graduação | Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

UNITAU promove curso internacional gratuito sobre mudanças climáticas

14/02/2023 12h51

Meio Ambiente, Pesquisa Científica, Pós-graduação, Internacional, UNITAU

 

Diante de um cenário de eventos climáticos extremos cada vez mais constantes, temperaturas em elevação e a escassez de recursos naturais, a Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, entre os dias 28 de fevereiro e 8 e março, o curso internacional gratuito Mudanças Climáticas: lições aprendidas e ações para serem realizadas.

O curso será realizado de forma híbrida, com direito a certificação para quem assistir as aulas presencialmente na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNITAU. Quem não puder participar presencialmente, tem a opção de acompanhar o curso de forma remota. Serão oferecidas 60 vagas presenciais e 60 vagas remotas para alunos de nível de Pós-Graduação da UNITAU e de outras Instituições de Ensino Superior. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

As aulas em inglês e espanhol terão tradução para o português e serão ministradas pelo Prof. Dr. Jose Fuentes (Pennsylvania State University) e pelo Prof. Dr. Gilberto Fisch (UNITAU). Entre os temas abordados estarão o desmatamento da Amazônia, simulações climáticas, o Acordo de Paris e as reuniões de organismos internacionais.

O pesquisador norte americano é especialista e meteorologia e climatologia e tem desenvolvido atividades relacionadas a 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Prof. Fisch integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNITAU, é vice-coordenador do Centro UNITAU Sustentável (CEUS) e compõe a lista dos 114 mil cientistas mais influentes do mundo, de acordo com AD Scientific Index 2023 .

Segundo o Prof. Fisch, o curso integra um contexto mais amplo de uma programação de duas viagens de pesquisa do Prof. Fuentes ao Brasil este ano, com patrocínio da Fundação Fullbright. O pesquisador permanecerá no país por quatro meses, ao todo, e a UNITAU é a instituição anfitriã.

“Entre 2018 e 2019, passei quatro meses nos Estados Unidos para um pós-doutorado na Pennsylvania State. Desde esse período, mantenho contato com o prof. Fuentes e tenho conversado com ele para passar um tempo no Brasil. Ele virá em duas viagens com dois meses de duração cada uma”, destaca.

Prof. Fuentes tem desenvolvido projetos em parceria com o prof. Fisch na área ambiental, a exemplo dos efeitos das alterações climáticas na Amazônia. “O prof. Fuentes já coopera conosco em pesquisas na Amazônia. Durante o período dessa primeira viagem de dois meses ele também terá compromissos em São Carlos (SP), Curitiba (PR), Santa Maria (RS) e com outros colegas na Amazônia”, complementa o pesquisador da UNITAU.

ACOM/UNITAU