O engenheiro Leandro Barbosa Lima, egresso do mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU | Arquivo pessoal

Dissertação de egresso da UNITAU sobre transição energética vira livro

10/02/2023 20h54

Engenharia Mecânica, Sustentabilidade, Pesquisa, Mestrado, UNITAU

Transição energética é um caminho sem volta para quem entende a urgência da sustentabilidade em nível global. E foi essa sensação de urgência que motivou o engenheiro Leandro Barbosa Lima a trilhar uma jornada que chega a 2023 com a publicação do livro Caminhos para a Transição Energética sustentável no Brasil.

O livro é resultado da dissertação de Leandro, que concluiu no ano passado o Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU). Em dezembro, ele veio especialmente de Houston (EUA) para receber o diploma das mãos da Profa. Dra. Miroslava Hamzagic, sua orientadora do mestrado e com quem divide a autoria da obra.

O engenheiro de confiabilidade soma uma carreira de 19 anos na empresa norte-americana Baker Hughes, dedicada a serviços para a indústria do petróleo.  “Fiz 19 anos na empresa no dia 2 de fevereiro. Decidi fazer o mestrado em Engenharia Mecânica na UNITAU, quando a empresa começou a falar sobre transição energética, vi que tinha um caminho. É uma Universidade com um bom reconhecimento junto ao MEC.”

Leandro trabalhava no Brasil e foi transferido para os EUA no meio do curso, em fevereiro de 2022, mas isso não o impediu de concluir sua pesquisa, cuja temática o acompanha há pelo menos 20 anos.

“Em 2002, quando fiz a minha primeira monografia, escrevi sobre um sistema de reciclagem de água, pensando no reuso da água como recurso para residências. Na minha cabeça, isso sempre foi importante, nunca deixei de pensar em sustentabilidade e eficiência. Posso fazer a diferença, falando sobre isso, produzindo sobre isso, contribuindo para a mudança na sociedade. Melhorar a qualidade do mundo, trazer soluções”.

O livro de Leandro tem como foco a proposição de alternativas para a substituição de matrizes energéticas no Brasil, país que, em sua opinião, apresenta diferenciais em relação ao mundo. Entre os exemplos de sucesso, Leandro cita o etanol, o biometano e o hidrogênio verde.

“A gente tem tanta coisa bem desenvolvida e tem uma oportunidade. Eu deixo bem claro como o Brasil pode aproveitar sua posição geográfica para ser o número um na transição energética, tornar-se uma potência. Canalizar as energias nas coisas boas feitas pelos governos, marcos regulatórios importantes e botar isso para frente.”

Orgulhosa de seu orientando, Profa. Miroslava reforça a urgência com a qual a transição energética deve ser tratada. “A dissertação do Mestre Leandro Barbosa Lima, que tive a bênção de orientar, trouxe à tona alternativas apresentadas em publicações relevantes (e com certeza muitas outras apareceram), que precisam ser analisadas, complementadas e aplicadas pelos governantes, empresas e sociedade, o mais rápido possível.”

Para a pesquisadora, publicações como essa cumprem o papel de colaborar com a sustentabilidade por meio da proposição de alternativas. “Eu, particularmente, acredito que já passamos do tempo. Mas a necessidade de realizar alguma coisa não foge de nossas mãos, pois nossa responsabilidade é grande. Individualmente, como parte da sociedade, também somos coautores de todo esse cenário. A publicação vem apresentar uma mínima parte de tudo que nós, pesquisadores e cientistas, temos de realizar, procurando incitar, cada vez mais, aqueles que sabemos que guardam no fundo do coração o desejo de contribuir com o planeta.”

O Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica e demais cursos stricto sensu estão com as inscrições abertas, com início das aulas previsto para março. Mais informações sobre a Pós-Graduação da UNITAU você encontra aqui.