Corpo docente, laboratórios e vivências práticas qualificam formação de médicos na UNITAU | João Rangel - ACOM/UNITAU

UNITAU forma 1.832 médicos em 20 anos e colabora com taxa de densidade profissional

09/02/2023 20h41

Laboratórios, Professor, Medicina, Reconhecimento, Formação, UNITAU, Aluno

 

Nos últimos 20 anos, o curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) formou  1.832 médicos e colaborou com a evolução do índice de densidade profissional no Brasil, equivalente ao de países como Estados Unidos, Canadá, Japão e Coreia do Sul. Atualmente, o país conta com 546 mil médicos ativos, uma proporção de 2,56 profissionais por mil habitantes.

De acordo com a plataforma Demografia Médica no Brasil 2023, lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil apresentou, nas duas últimas décadas, um crescimento de 117,93% no número de médicos. O levantamento demonstra ainda que o Estado de São Paulo lidera o ranking com 151.977 profissionais em atividade e é o terceiro no quesito proporção, com 3,3 médicos por mil habitantes.

Para o CFM, os dados são resultado do crescimento de cursos de Medicina em todo o território nacional e representam um desafio em relação à manutenção da qualidade dos processos formativos.

“Essa preocupação já existe há um bom tempo. Não adianta oferecer um curso de Medicina se você não tem condições de proporcionar a estrutura adequada. Na UNITAU, nós unimos tradição e qualidade. Temos laboratórios estruturados, a exemplo do nosso laboratório de simulação que recebeu novos equipamentos e modernizamos as salas de aula. Tivemos o novo Campus construído recentemente em Caraguatatuba, que está em fase de ampliação”, destaca a diretora do Departamento de Medicina da UNITAU, Profa. Dra. Stella Zollner.

O coordenador geral do Internato da Medicina, Prof. Dr. Oscar César Pires, reforça a qualidade dos laboratórios da instituição e as vivências práticas em hospitais e unidades de saúde, a exemplo do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT). “A UNITAU tem um dos maiores laboratórios de anatomia da América Latina. Temos internato em todas as áreas, disponibilizado para todos os alunos. O aluno só faz estágio fora se tiver desejo, e por um período curto. Também oferecemos diversas especializações com a residência médica. São questões extremamente importantes e que fazem a diferença.”  

A graduação em Medicina na UNITAU é oferecida, atualmente, em dois campi instalados em Taubaté e Caraguatatuba. Em março de 2022, o Conselho Estadual de Educação renovou o reconhecimento do curso pelo prazo máximo de cinco anos, com direito a apontamentos que colocaram em destaque a qualidade do ensino e a adequação das instalações da UNITAU.

Entre os aspectos analisados pelos especialistas estiveram, por exemplo, a matriz curricular, participação dos estudantes na rede de saúde local e/ou regional, corpo docente, experiências de aprendizagem diversificadas, recursos educacionais de tecnologia da informação e laboratórios, entre outros.

Em relação ao corpo docente, por exemplo, o índice de titulações de mestres, doutores e pós-doutores do curso de Medicina chega a 64,5%.

“A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estipula que o mestrado seja voltado à formação de  professores do ensino superior e que o doutorado tenha como principal finalidade a formação de pesquisadores. Essa quantidade expressiva de mestres e doutores demonstra que a Universidade de Taubaté tem todas as condições de oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade e a participação em trabalhos de investigação científica de relevância, o que qualifica ainda mais os processos de aprendizagem”, afirma o vice-reitor da UNITAU, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, que também integra o corpo docente da Medicina. 

O vice-reitor destaca a oportunidade de ações colaborativas entre os diversos cursos oferecidos na Universidade, o que enriquece as experiências acadêmicas. “A integração do curso de Medicina em uma estrutura composta por mais de 30 cursos de graduação permite ações de interdisciplinaridade. Os futuros médicos podem desenvolver pesquisas relacionadas a evoluções tecnológicas, novos processos e novos materiais, com o apoio de outras áreas como a biologia, engenharia e informática, por exemplo.”

Mais informações sobre o curso de Medicina da UNITAU você encontra aqui.

ACOM/UNITAU