O Profoco colabora com o constante aperfeiçoamento pedagógico do corpo docente da UNITAU | Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

UNITAU inicia 2023 alinhada a principais tendências do ensino superior

07/02/2023 12h21

Professor, Sustentabilidade, Ensino Superior, UNITAU, Formação, Aluno, Diversidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°3, ODS ONU

 

A Universidade de Taubaté retomou suas atividades para o ano letivo de 2023 com foco em um planejamento estratégico que envolve questões como formação continuada de seu corpo docente, melhorias na aprendizagem, maior engajamento social, intensificação de cooperação com o setor produtivo e apoio à saúde mental, entre outros.

O planejamento da Universidade vai ao encontro da análise “Tendências no Ensino Superior 2023”, divulgada no início do ano pelo Instituto Semesp.  O documento reúne 100 indicações de 20 especialistas do ensino superior e traça um panorama sobre os principais pontos de atenção. O instituto é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp, entidade que reúne estabelecimentos de ensino superior, entre Centros de Educação Tecnológica, Centros Universitários, Faculdades e Universidades em todo o Brasil. 

“Com quase meio século de existência, somos uma Universidade que produz ensino de qualidade, pesquisas em todas as áreas do conhecimento e extensão voltada à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A UNITAU está presente na vida da comunidade, fizemos mais de 27 mil atendimentos ao público no ano passado por meio de nossas clínicas. A pesquisa do Semesp mostra que estamos no caminho certo. Vamos fortalecer todas essas ações em 2023”, afirma a Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

Entre os participantes do relatório do Semesp, Janes Fidelis Tomelim, diretor de Ética e Qualidade da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), avalia que a formação docente deve ser vista como prioridade. “Se as instituições quiserem sobreviver, precisam investir em formação docente, que revolucione a mentalidade, identidade e paradigma sobre o que é ser professor.”

Na UNITAU, o Programa de Formação Continuada dos Professores (Profoco) desenvolve, há mais de 10 anos, cursos, oficinas e seminários que trazem práticas de ensino atualizadas. A edição de 2023 ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, com direito a duas trilhas formativas.   

“A grande maioria das oficinas oferecidas este ano foi organizada por professores da casa, para professores da casa, a partir das demandas que eles apresentaram. Tivemos 21 atividades diferentes e 175 inscritos”, comenta a Profa. Dra. Suzana Ribeiro, integrante da comissão de organização do Profoco.

Em outra tendência apresentada no levantamento, o diretor jurídico do Semesp, José Roberto Covac, aponta para a importância da aplicação das políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança que integram o conceito de ESG.

“As políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança serão reforçadas, sobretudo, com o recém-criado Ministério do Meio Ambiente e Alterações Climáticas. Nesse sentido, haverá impactos nas Instituições de Ensino Superior, inclusive nos processos autorizativos, considerando, sobretudo, os critérios nos processos de credenciamento e recredenciamento de IES.”

O Centro UNITAU Sustentável (CEUS) completa um ano de atividades em março e iniciou um planejamento  para identificar a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) em toda a Universidade.

“Fizemos a apresentação de um questionário com  25 perguntas, emitido pelo Observatório Latino Americano de ODS. Vamos nos credenciar a eles. Os ODS estão agrupados em três dimensões: a biosfera (ambiental), a social e a econômica. A UNITAU, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) determinou que vai atuar na dimensão social, no ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) ”, afirma o Prof. Dr. Paulo Fortes, presidente do CEUS.

Ex-reitor da Unicamp entre 2017 e 2021, o Prof. Dr. Marcelo Knobel destaca, no documento do Semesp, uma maior atenção das instituições a questões de inclusão de diversidade.

“É provável e saudável que ocorra uma maior atenção a questões de inclusão e diversidade no ensino superior, como a promoção de acesso a estudantes de grupos subrepresentados e a inclusão de perspectivas diversas nas aulas e programas de estudo.”

O coordenador adjunto do Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU, Prof. Dr. André Luiz da Silva, reforça que essas questões também integram o PDI da UNITAU.

“Foi a audição da comunidade acadêmica, de toda a comunidade da Universidade que levou como uma preocupação e uma demanda para a UNITAU do futuro as questões da valorização da diversidade, da pluralidade, do respeito.”  

A UNITAU continua com matrículas abertas para o ano letivo de 2023, com provas online agendadas para os dias 8, 16 e 28 de fevereiro. Quem ingressar até o dia 10 de fevereiro garante um desconto de até R$ 800,00 no valor por meio da bolsa primeira matrícula. Já a bolsa apoio graduação concede um desconto de R$ 700 até o dia 10 de fevereiro. Saiba mais sobre os demais benefícios concedidos pela UNITAU clicando aqui.

ACOM/UNITAU