O primeiro Fórum Permanente de Educação de Taubaté vai discutir temáticas divididas em 7 eixos | João Rangel - ACOM/UNITAU

UNITAU sedia Fórum Permanente de Educação

31/01/2023 12h15

Educação, Parceria, UNITAU, Estudos, Professor, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) sediará, no dia 3 de fevereiro, o 1º Fórum Permanente de Educação de Taubaté.

O evento é realizado pela Prefeitura de Taubaté, com o objetivo de garantir o desenvolvimento das metas previstas no plano municipal, fortalecendo a participação da sociedade nas discussões relacionadas à qualidade da educação.

A abertura do Fórum está prevista para as 19h do dia 2 de fevereiro, no auditório do Sedes. A conferência de abertura será realizada pelo ex-presidente do Conselho Estadual de Educação por quatro mandatos, Prof. Dr. Francisco José Carbonari, especializado em política educacional e gestão de programas educacionais.

As atividades do dia 3 acontecerão no campus da Juta e estarão divididas em sete eixos que tratarão a respeito dos seguintes temas:  universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade da educação básica, erradicação do analfabetismo e superação das desigualdades educacionais, formação para o trabalho e educação profissional técnica, ensino superior, valorização dos profissionais da educação e gestão democrática, e financiamento público.

A existência de Fóruns Permanentes de Educação nos municípios amplia a capacidade de monitoramento e avaliação das políticas educacionais e aumenta a participação da sociedade nas discussões relacionadas à qualidade da educação.

“A Universidade de Taubaté cumpre um papel importante na educação no município, colaborando desde o ensino fundamental e médio com o Colégio UNITAU até a graduação e pós-graduação. Todo  movimento de formação de professores e de educação envolve a Universidade. É de nosso interesse essa aproximação com esse plano, para que a gente consiga, de fato, estabelecer metas e cumprir essas metas para melhorar a qualidade da educação de Taubaté”, afirma a Profa. Dra. Ana Calil, que integra o Programa de Mestrado em Educação Profissional da UNITAU e participa da comissão organizadora do Fórum.

A professora também destaca o caráter democrático do fórum, criado em agosto de 2022 por meio do decreto municipal 15.366.

“Os Fóruns são instâncias fundamentais para materializar o princípio constitucional da gestão democrática e reconhecer a participação social como direito de todos e todas.”