O 14º FLIGSP acontece entre os dias 27 e 29 de janeiro no Departamento de Arquitetura da UNITAU | Jaíne Monteiro - ACOM/UNITAU

UNITAU recebe Fórum para fortalecimento da cultura paulista

26/01/2023 13h29

Cultura, Fórum, Mesa redonda, UNITAU, Oportunidade

O Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebe, entre os dias 27 e 29 de janeiro, artistas, produtores e gestores culturais do Estado de São Paulo para um final de semana dedicado ao fortalecimento de políticas públicas do setor. A 14ª edição do Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo (FLIGSP) tem o apoio da UNITAU, por meio da Fundação Artística e Cultural (Funac), e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Taubaté.

Durante os três dias do evento, estão previstas mesas-redondas que devem abordar questões voltadas às economias criativa e solidária, além de políticas afirmativas. Também estão previstas apresentações de diagnósticos das regionais do FLIGSP para a elaboração de uma carta aberta com as principais demandas.

O diretor-presidente da Funac, Prof. Me. Acácio de Toledo Netto, destaca a importância de mobilizar a sociedade para discussões que coloquem a cultura como elemento de fomento econômico e de desenvolvimento sustentável.

“Taubaté é uma cidade universitária, com grandes potenciais na arte, na cultura e no turismo. Temos elementos naturais que podem ser melhor aproveitados. Da mesma forma que as pessoas estão começando a perceber que uma floresta de pé vale muito mais, a gente precisa aprender a ganhar dinheiro por meio da cultura e da arte.”

Globalmente, por exemplo, a cultura apresenta alinhamentos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em áreas como cidades seguras e sustentáveis, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, meio ambiente, promoção da igualdade de gênero e sociedades pacíficas e inclusivas.

“Precisamos participar mais ativamente das questões da cultura e da arte, não só em caráter regional, mas em um âmbito maior. A Funac busca uma participação mais ativa dos debates da sociedade civil organizada. Existem proposituras que já estão ativas e outras que precisam ser mais articuladas. Para mim, educação é arte e cultura”, reforça o diretor presidente da Funac.

A UNITAU, como instituição dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão, apresenta uma robusta produção interdisciplinar com foco na cultura.

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) desenvolve programas e projetos, como “A cultura que vale”, “Sabores e saberes do campo”, “Educação patrimonial” e “Contos e encantos”. A temática também está inserida na carta do IV Fórum de Extensão, realizado pela UNITAU em agosto do ano passado, dentro do eixo Cultura e Comunicação.

Já o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU firmou uma parceria com o Instituto Mazzaropi para a preservação e para a divulgação do legado de um dos maiores cineastas do país.

Em outra frente de ação, a Pro-Reitoria Estudantil (PRE) criou, no ano passado, o projeto UNITAU Cultural, em parceria com a Funac, com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica e o público em geral a visitar os museus regionais e demais espaços históricos.

A história do FLIGSP começou em 2007, na cidade de Bauru, onde foram realizadas as duas primeiras edições. Taubaté é a terceira cidade da RMVale a sediar o Fórum desde sua criação. Caraguatatuba (10ª edição) e São José dos Campos (7ª edição) já receberam o FLIGSP. A organização do evento disponibilizou mais informações da programação aqui.