O HITT Start 2023 vai reunir autoridades regionais, parceiros e apoiadores | João Rangel - ACOM/UNITAU

HITT lança novos projetos de inovação em 2023

25/01/2023 12h55

Hub, HITT, Inovação, Oportunidade, UNITAU

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT) promove, no dia 26 de janeiro, o lançamento oficial das atividades de 2023 com a apresentação de novos projetos.

Esse espaço de inovação e de tecnologia é mantido pela Prefeitura de Taubaté, com gestão da Fundação de apoio à pesquisa, tecnologia e inovação (Fapeti), da Universidade de Taubaté (UNITAU). O HITT está localizado no 2º piso do Via Vale Garden Shopping e abriga 37 startups residentes, responsáveis pela geração de mais de 600 empregos ao longo dos últimos dois anos.

Somente em 2022, as startups incubadas no HITT colaboraram com a economia de Taubaté com a geração de 156 postos de trabalho, é o que demonstra um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo do município.

No evento, denominado HITT Start, acontecerá o lançamento de duas novas Startups. O  Clube de Negócios E-manas é um produto da Empreenda Mamys, voltado para o empreendedorismo feminino. Outro lançamento será o aplicativo da startup Ivitrinas, criado para incentivar ações das mulheres no ambiente de negócios. Autoridades regionais, parceiros e apoiadores participam do evento a partir das 19h nas instalações do HITT.

Desde junho de 2022, a UNITAU mantém um Hub de Inovação no campus da Juta. A iniciativa integra o conceito de Universidade do Futuro e visa implantar espaços para estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação no ambiente acadêmico. As instalações são utilizadas por alunos e professores por meio de ações interdisciplinares.

O Hub de Inovação da UNITAU serve como um “berçário” para o desenvolvimento de ideias que podem a ser maturadas e transformadas em futuros negócios. Modelos de negócios gestados no Hub podem migrar para o HITT em uma sequência de fortalecimento dos processos. O saldo do Hub de Inovação até o momento é de oito projetos incubados, dos quais três, inseridos nas áreas de tecnologia e construção, já fizeram a passagem para o HITT.

Outras frentes de atuação do Hub são apoiar iniciativas das pró-reitorias, fomentar a implementação prática de projetos acadêmicos desenvolvidos pelos pesquisadores por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e articular o empreendedorismo junto a escolas técnicas do município.