O workshop também contará com atividades práticas como transferência e manejo de abelhas | Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

UNITAU sedia Workshop de Meliponicultura e Apicultura

24/01/2023 13h39

Abelhas, Palestra, Oficina, Evento, UNITAU

As abelhas têm um papel importante na manutenção e na preservação do meio ambiente e contribuem para outras áreas como a economia e a sociedade em geral. São as práticas da apicultura e da meliponicultura (atividades de produção de abelhas e seus derivados) que possibilitam a efetividade dessas contribuições.

Para discutir técnicas sustentáveis de manejo de abelhas e demais temas relacionados, criadores, professores e público em geral estarão presentes, no dia 28 de janeiro, no Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU). A Universidade será sede do Workshop de Meliponicultura e Apicultura de Taubaté. O evento é gratuito e organizado pela APL (Apicultura Sustentável do Vale do Paraíba) e pelo Meliponário Paraitinga, junto com outras parcerias. Esse será um dia intenso de palestras, oficinas e atividades práticas, das 7h às 17h, com direito a coffee break e sorteios.

Após o hiato que a pandemia causou nas atividades presenciais, essa será a primeira vez que o Vale do Paraíba terá uma atividade voltada à meliponicultura e apicultura.

O Prof. Esp. Antonio Carlos Pereira Junior, que integra a equipe do curso de pós-graduação em Apicultura e Meliponicultura (lato sensu) da UNITAU, está otimista em relação à presença de participantes. Segundo ele, pelo menos 100 pessoas já estão previamente cadastradas para o evento, que também será aberto ao público em geral.

‘‘Estou muito otimista com a adesão das inscrições que já atingiram aproximadamente 100 participantes. Desde o início da pandemia, não houve nenhum evento voltado à Meliponicultura no Vale do Paraíba. Estamos retomando as ações de promover e de orientar produtores rurais e pessoas que criam abelhas em suas casas com conhecimento acadêmico por meio de palestras e de atividades práticas.”

De acordo com o professor, que também será um dos palestrantes do workshop, os assuntos abordados vão, desde o conhecimento básico ao avançado sobre a Meliponicultura e a Apicultura, bem como orientações de regularização das atividades.

O envolvimento da UNITAU com cursos voltados ao setor e o desenvolvimento de pesquisas relacionadas soma uma história de quase quatro décadas. Somente nos últimos 18 anos, foram produzidas mais de 500 monografias.

“O curso de pós foi criado há 18 anos e também temos um curso de tecnólogo criado em 2017. Esses são os dois únicos cursos oferecidos no Brasil. Temos o centro de estudos apícola como uma referência no Brasil, um setor muito completo, com apiário-escola, meliponário-escola, laboratório que presta serviço para entrepostos do Brasil todo. E um entreposto pronto pra funcionar com parcerias para os apicultores aqui’’, avalia a Profa. Dra. Lídia Ruv, docente coordenadora da pós da UNITAU.

Caio Pascoal