Inscrições abertas para Programa de Formação Continuada (Profoco) UNITAU 2023 | Foto: Jaíne Monteiro (ACOM/UNITAU)

Com inscrições abertas e novidades, Profoco retoma as atividades em 2023

23/01/2023 18h14

Formação, Arte, Cultura, Professor, Profoco

 

Os professores e professoras da Universidade de Taubaté já podem se inscrever para mais uma edição do Programa de Formação Continuada, o Profoco. Neste ano, as atividades presenciais serão apresentadas durante os dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, no Departamento de Gestão e Negócios (GEN). Clique para conferir a programação completa. 

No ato da inscrição, os(as) docentes poderão escolher entre as duas trilhas formativas ou até mesmo selecionar as atividades de ambas para montar a sua própria jornada de conhecimento. A primeira delas, “Pessoas e identidades: conexões entre passado e presente que criam pertencimentos” (trilha A), promove atividades e ações que envolvem pessoas e suas memórias e relações com a Universidade. Já a segunda, “Ações e Futuro: inovação no presente da Universidade” (trilha B), traz reflexões e debates sobre metodologias, sustentabilidade, comunicação, avaliação e fomento. Todas as atividades concederão certificado de participação por meio de QRCode. 

Além de rodas de conversa, oficinas e palestras, o evento promoverá o lançamento da exposição física do projeto “UNITAU na sua vida”, que reúne retratos de alunos(as), de professores(as) e de funcionários(as) que tiveram capítulos de suas vidas marcados pela UNITAU. Aqueles que passarem pelos corredores do Departamento de Gestão e Negócios terão, ainda, a oportunidade de desfrutar de momentos de bem-estar e cuidados com a saúde, além de apreciar atividades culturais, como o Sarau Cultural da Escola PEI Cesídio Ambrogi. Neste ano, haverá também uma troca de livros e aqueles que tiverem obras poderão levá-las durante os três dias de evento para compartilhá-las na “estante solidária”. 

Sobre o Profoco 2023

O Profoco é uma iniciativa da Pró-reitoria de Graduação e tem como objetivo promover a melhoria contínua da qualidade de ensino da Universidade de Taubaté por meio do debate, da reflexão e da aplicação de métodos que permitem a inovação do aprender e do ensinar. “Queremos que o Profoco seja cada vez mais agregador, com reflexões, debates e metodologias aplicáveis a todas as áreas do conhecimento, ressaltando ações e estratégias que se relacionam ao tripé da Universidade, que são o Ensino, a Pesquisa e Extensão”, destaca a Profa. Máyra Dellú, Pró-reitora de Graduação. A programação deste ano, inclusive, é reflexo de um processo de escuta promovido pela comissão organizadora. “É uma construção de professores para professores, feita de maneira integrada, pensando na experiência do aluno a partir da jornada do professor. É ele quem atua como um influenciador e incentivador em sala de aula, então é uma maneira de tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficiente a partir dessa realidade”, complementa a Pró-reitora de Graduação. 

Essa construção conjunta tem o grande objetivo de pluralizar vozes e amplificar soluções entre todo o corpo docente. “Preposições e localidade ganham significado, pois a programação foi organizada a partir das ansiedades dos educadores, com a participação de vários deles e visando o diálogo formativo de nosso corpo docente. Podemos dizer isso, porque elaboramos um formulário inicial para mapear as demandas e expectativas dos professores da Universidade, quanto a possiblidade de temas, horários e formatos”, comenta a Profa. Dra. Suzana Ribeiro, presidente da comissão organizadora do Profoco 2023. “Assim, de forma dialógica e consultiva a programação tenta possibilitar uma formação por pares, ou seja, quem dará as formações serão profissionais do ensino superior que atuam em nossa instituição. Queremos com isso valorizar o trabalho de nossos docentes e compartilhar saberes docentes advindos da realidade de nossa Universidade”, completa. 

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.

ACOM/UNITAU