O vice-presidente da República Geraldo Alckmin ao lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de posse | Crédito: Thomaz S

Doutor "Honoris Causa" pela UNITAU, Alckmin assume vice-presidência do país

03/01/2023 14h00 ⋅ Atualizada em 03/01/2023 15h19

Egresso, Medicina, Geraldo Alckmin, UNITAU, Aluno

Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho subiu a rampa do Palácio do Planalto no dia 1 de janeiro de 2023 para ocupar o segundo cargo mais importante do país. No dia 4 de janeiro, será a vez de Alckmin assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O vice-presidente da República formou-se em 1977 pela Faculdade de Medicina de Taubaté, cujo curso está incorporado há 40 anos à UNITAU. Já a concessão da mais alta honraria de uma Instituição de ensino Superior aconteceu em 2001, quando Alckmin estava no governo do Estado de São Paulo, e foi formalizada pela deliberação nº 012 do Conselho Universitário (Consuni).

O Prof. Dr. Antonio Marmo de Oliveira ocupava o cargo de Reitor da UNITAU quando o título foi concedido a Alckmin. “Demos esse título a ele em função de  ter ajudado muito Taubaté, não só a parte do hospital escola (atual Hospital Municipal Universitário de Taubaté – HMUT), mas também na parte de moradias e de verbas. Achei que deveríamos reconhecer a contribuição do Geraldinho para com todo o Vale do Paraíba.”

Segundo o ex-reitor, o governo federal tem muito a ganhar com o perfil conciliador de Alckmin. “Uma das características dele é ser conciliador. E vão acontecer diversos embates na Câmara e no Senado. É uma pessoa que tem uma presença de espírito muito grande e vai poder ajudar bastante, em especial os mais pobres.”

A diretora do Departamento de Medicina da UNITAU, Profa. Dra. Stella Zollner, foi caloura do vice-presidente e se lembra do colega veterano com carinho.

“Entrei na faculdade em 1974. Sou da turma número 8 e o Geraldo é da turma número 6, fui caloura dele. Lembro bem da época que ele era o Geraldinho de Pinda, vereador que tornou-se depois prefeito.”

Professora Stella reforça o envolvimento do, então, estudante com as atividades acadêmicas e o início da carreira política. “Ele sempre foi um colega muito agradável, uma pessoa boa de lidar, que fazia a parte dele nos plantões, nas atividades acadêmicas, um bom aluno, uma pessoa sociável, que também acumulava as funções da política e dava conta. Fiquei muito feliz de vê-lo chegar à vice-presidência. Acho que é uma pessoa que pode fazer um belo trabalho.”

Para a atual Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, a experiência administrativa adquirida ao longo das gestões estaduais e o traquejo político nos períodos como parlamentar são pontos fortes de Alckmin neste novo desafio. “Parabenizamos o vice-presidente da República Geraldo Alckmin e desejamos que ele possa colaborar para um governo de união e que privilegie a educação como ferramenta de transformação social e melhoria da qualidade de vida. Na maior Universidade Municipal do Brasil, buscamos uma formação de excelência para que nossos alunos possam fazer a diferença em prol do desenvolvimento do país.”