O projeto UNITAU na Sua Vida estreou em dezembro e vai acontecer ao longo de 2023 | Crédito: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

PDI 2022/2026 apresenta estratégia de sustentabilidade da UNITAU

22/12/2022 15h00

UNITAU, Sustentabilidade, Reitora, Institucional, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU

Sustentabilidade, valorização dos recursos humanos, inovação pedagógica e administrativa e responsabilidade socioambiental. Esses são os quatro pilares sobre os quais foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade de Taubaté (UNITAU) para o quadriênio 2022/2026.

O documento de 182 páginas contém indicações dos caminhos que a UNITAU deverá trilhar nos próximos quatro anos dentro do conceito de Universidade do Futuro, com aplicação do tripé ensino, pesquisa e extensão, em alinhamento com quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

O planejamento do PDI 2022/2026 foi executado ao longo deste ano e aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em sessão realizada no dia 15 de dezembro.

A construção do documento se dá por meio das seis Pró-reitorias da Universidade, com metas que envolvem, por exemplo, a criação de novos cursos, de acordo com as necessidades apresentadas pelo mercado, a continuidade da expansão territorial, o foco na pesquisa aplicada e na prestação de serviços especializados, além da curricularização da extensão. O Colégio UNITAU também é contemplado no PDI, com a implantação do programa bilíngue e da Escola da Inteligência e com a opção de atividades no período do contraturno, assim como a oferta de novos cursos técnicos a partir de 2024.

“O PDI 2022/2026 vai nortear as estratégias da UNITAU para se manter sustentável em um cenário cada vez mais competitivo, aliando uma tradição de quase meio século de existência à qualidade no ensino, à inovação e ao cuidado com as pessoas”, afirma a Reitora, reconduzida para sua segunda gestão, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

A maior Universidade Municipal do Brasil terá, em 2023, um orçamento projetado de R$ R$ 197 milhões, o que representa 12,7% a mais do que a arrecadação de R$ 175 milhões fixada para 2022.

O próximo ano letivo começa com novas turmas em cursos recém-criados, como os de Biomedicina e de Farmácia. No campus fora de sede, em Caraguatatuba, a segunda turma do curso de Medicina consolida o programa de expansão da Universidade.

A programação estratégica de reestruturação do complexo imobiliário de Taubaté continua nos próximos anos com o campus integrado do Bom Conselho, cujas obras devem ser viabilizadas com a venda de três imóveis. Os editais das concorrências públicas já foram publicados e somam R$ 29,4 milhões.

A comunidade local continua a ser contemplada por meio das práticas extensionistas proporcionadas pelas clínicas, pelas ações das ligas acadêmicas, pelos projetos e pelos programas, com destaque para o UNITAU na Sua Vida, que estreou em dezembro na praça Santa Terezinha.

Iniciativas de valorização dos servidores têm sequência na gestão 2022/2026 por meio da concessão de um cartão presente de R$ 500 a ser pago em janeiro, com a tramitação de um projeto de lei que visa aumentar o valor do auxílio alimentação, com ações de capacitação continuada e de formação de lideranças.

“A UNITAU é formada por seus alunos, professores e funcionários. São eles que dão vida a essa Instituição e é para eles que dedicamos esse planejamento”, reforça a Reitora.

Mais informações sobre o PDI 2022/2026 da UNITAU, você encontra aqui.