Programa Alimentação Melhor realiza a última entrega de alimentos do ano | Foto: Karina Reis (ACOM/UNITAU)

Programa Alimentação Melhor encerra o ano com 3.000 kits entregues para servidores(as)

22/12/2022 14h01 ⋅ Atualizada em 22/12/2022 14h14

Nutrição, Agronomia, Fazenda Piloto, Professor, alunos, Servidor, Alimentação Melhor

Todos os meses, Maria Christina Pereira, servidora da Central do Aluno UNITAU, aguarda pela divulgação dos nomes dos servidores(as) contemplados(as) pelo Programa Alimentação Melhor. “Essa entrega de alimentos contribui muito. Os produtos são maravilhosos, eu adoro. Fico contando os dias para que chegue a hora de eu vir buscar os meus”, diz. Assim como ela, cerca de 270 funcionários da Universidade de Taubaté têm a oportunidade de receber a sacola com produtos cultivados na Fazenda Piloto do Campus de Ciências Agrárias.

Ao longo de 2022, 3.000 kits foram entregues com uma variedade de 28 produtos, entre frutas, verduras, raízes e tubérculos. Além disso, na Fazenda vivem 350 galinhas, criadas soltas, que produzem 463 dúzias de ovos por mês, que também integram a lista de produtos entregues pelo Alimentação Melhor. Essa produção é conduzida a partir de uma atividade pedagógica realizada pelos alunos e professores e conta, ainda, com o apoio dos(as) funcionários(as) dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. “O programa tem como objetivo fornecer alimentos variados e nutritivos, produzidos no Departamento de Ciências Agrárias para atender as necessidades nutricionais e assegurar uma vida saudável para as famílias dos nossos funcionários”, explica o Prof. Dr. Paulo Fortes, coordenador do curso de Agronomia e um dos responsáveis pelo projeto.Os funcionários e funcionárias contemplados(as) pelo programa têm um ganho no orçamento familiar, pois economizam na compra desses produtos. Já os(as) professores(as) poderão aplicar os seus conteúdos teóricos da disciplina durante a produção dos alimentos e os alunos e alunas, por sua vez, além de observarem os resultados e aprenderem na prática sobre os processos de produção, poderão atuar como bolsistas do programa”, complementa o professor.

A entrega é definida por sorteio e é uma maneira de prestar um serviço para a comunidade acadêmica, contribuindo para a saúde e segurança alimentar. “É econômico, porque a gente faria a feira da semana de 15 em 15 dias, mas pegando aqui [pelo programa], a gente já economiza esse dinheiro, além de beneficiar nossa saúde”, avalia a servidora Maria Cristina Ferraz, servidora lotada no Departamento de Odontologia.

Essa iniciativa está associada ao compromisso da Universidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê, entre várias metas, o envolvimento de organizações e sociedade civil com a segurança alimentar, o bem-estar, a erradicação da pobreza e a agricultura sustentável. Em 2023, o Programa Alimentação Melhor continuará beneficiando várias famílias e entrará em um processo de expansão, levando a proposta pedagógica para além do curso de Agronomia. “Vamos avaliar as possibilidades de ampliar a oferta dos produtos e assim poder atender mais funcionários(as) e agregar os(as) alunos(as) do curso de Nutrição para aplicarem estudos em relação a qualidade nutricional e funcional dos alimentos”, conta o professor.

UNITAU mais sustentável. Universidade do Futuro, UNITAU.

Júlia Almeida

Jaíne Monteiro