O 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem foi realizado na Universidade Estadual do Paraná | Crédito: Divulgação/Abruem

UNITAU apoia criação de Câmara de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Abruem

15/12/2022 19h41

Reitoria, Reitora, UNITAU, ABRUEM, Fórum

Com apoio da Universidade de Taubaté (UNITAU), a Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) passa a contar com uma câmara especial para debater assuntos relacionados à comunidade estudantil e ao desenvolvimento de políticas afirmativas.

A implantação da câmara temática, uma das oito que integram a estrutura da Abruem, foi definida durante o 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores, ocorrido entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro na Universidade Estadual do Paraná.

A Câmara de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas será presidida pela Profa. Dra. Adriana dos Santos Marmori Lima, reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A sua criação se deu por meio de uma solicitação dos afiliados da Abruem e foi analisada por um grupo de trabalho formado por sete reitores.

“Os alunos são a razão de ser das instituições de ensino superior. Criar essa câmara é uma importante iniciativa para promover análises, estudos e a realização de trabalhos relativos ao seu campo temático”, afirma a Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, Reitora da UNITAU e uma das integrantes do grupo de trabalho.

Entre as atribuições da nova câmara da Abruem, por exemplo, estarão formular políticas públicas focalizadas que busquem reduzir as desigualdades entre grupos de uma sociedade nas mais diversas dimensões, entre elas a social e a econômica.

As primeiras atividades da Câmara estão previstas para ocorrer a partir de fevereiro de 2023, quando a Abruem retoma suas atividades administrativas.

Fórum

Durante o 68º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores, foram realizados debates sobre os rumos do Ensino Superior no Brasil, a ciência e a tecnologia, proporcionando um espaço de trocas pedagógicas. A 69ª edição do evento está prevista para ocorrer de 24 a 27 de maio em Rio Verde (GO).