Curso de Produção Audiovisual é oferecido no Vestibular de Verão 2023 da UNITAU

Estudantes de Produção Audiovisual promovem mostra de projetos com documentário, curta e websérie

14/12/2022 20h05

UNITAU, Vestibular de Verão 2023, Graduação, Evento, Mostra de projetos, Produção Audiovisual, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4, ODS ONU

Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, das 19h às 22h, o Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove a mostra dos projetos audiovisuais da primeira turma de Produção Audiovisual da Instituição.

O evento terá exibição de três Trabalhos de Graduação aprovados dos alunos do curso: o documentário “Além da Terapia”, o curta-metragem fictício “Avião de Papel” e a websérie humorística “Take 1: a websérie”.

A produção foi uma oportunidade para os alunos experimentarem a construção de um produto audiovisual completo desde o início e colocarem as soft skills em prática. “O trabalho possibilitou que explorássemos e desenvolvêssemos as etapas de produção de um projeto audiovisual. Além disso, aprendemos a importância da organização e paciência durante todo esse processo, o que nos trouxe mais segurança para realizarmos futuros projetos”, destaca Manuela Malheiros, do 4º semestre de Produção Audiovisual.

O processo de pesquisa e execução proporcionou a aquisição de conhecimento além da área da Comunicação. “Aprendemos não só a trabalhar em grupo, apesar das diferenças e dificuldades, mas também sobre o tema que trabalhamos no documentário. Descobrimos informações interessantes sobre as terapias e as funções medicinais, algo que não sabíamos quase nada a respeito até começarmos a pesquisar e trabalhar no roteiro”, ressalta Vinicius Moraes, do 4º semestre do curso.

Poder trabalhar cada etapa da produção detalhadamente é um diferencial do curso, considerando que “serão poucas as oportunidades que eles terão de se dedicarem a projetos como esse”, pontua o Prof. Dr. Thiago Molina, coordenador de Produção Audiovisual da UNITAU. “O mercado às vezes não oferece esse tempo, mas conseguimos pensar em modos para que o aluno tenha dentro de seu leque de produções elaborado aqui dentro, nas disciplinas ou nas conclusões de semestre, um projeto dessa grandeza”, complementa.

A interação com possíveis consumidores futuros das produções também é significativa para os estudantes. “O público é de extrema importância. Ele nos permite saber as primeiras impressões e receber feedbacks de pessoas que podem não entender completamente de Produção Audiovisual, trazendo reações e impressões sem um filtro técnico, apenas da emoção e sensações sentidas ao assistir o curta”, explica Manuela.

Esses trabalhos são oportunidades raras na carreira do produtor audiovisual, devido à densidade dos mesmos, e carregam peso no portfólio dos alunos. “Foram poucas e serão poucas oportunidades que eles terão de se dedicar à projetos como esse. O mercado às vezes não oferece esse tempo, principalmente no Vale, mas conseguimos dentro da faculdade pensar em modos para que o aluno tenha dentro de seu leque de produções elaborado aqui dentro, através das disciplinas ou das conclusões de semestre, um projeto dessa grandeza”, conclui o coordenador.

O evento é aberto ao público e acontece no Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social da UNITAU. Para mais informações clique aqui.

Vestibular de Verão 2023

O curso de Produção Audiovisual é oferecido no Vestibular de Verão 2023 da UNITAU. Para se inscrever na prova agendada, preencha o formulário disponível aqui.

Além da prova, é possível ingressar na graduação por outras formas, como a nota do ENEM ou a aprovação em processo seletivo de outra instituição de ensino superior. Confira todas as formas aqui.

Samuel Guimarães