Sala de Metodologias Ativas do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU | Foto: João Rangel - ACOM/UNITAU

UNITAU incorpora conceito ESG em cursos de Mestrado

12/12/2022 19h05

Pós-graduação, Sustentabilidade, Oportunidade, UNITAU, Pesquisa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU completa 20 anos de criação em 2023 com o desafio de fortalecer os 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) no país e ampliar o leque de profissionais comprometidos com o conceito ESG (práticas ambientais, de responsabilidade social e de governança).

Em alinhamento com essa estratégia, os cursos de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) reúnem conteúdos voltados ao desenvolvimento de habilidades que incorporem o ESG à formação acadêmica.

“A formação proporcionada pelos cursos stricto sensu da UNITAU enfatiza um olhar sistêmico abrangendo sociedade, ambiente e governança, sob o prisma das diversas áreas do conhecimento, e instrumentaliza o aluno para a pesquisa, que pode ser aplicada em prol da sustentabilidade”, afirma a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.

As inscrições para os cursos de Mestrado seguem abertas até o início do próximo ano. Atualmente, sete cursos oferecem oportunidades de formação nas áreas ambiental, de desenvolvimento humano, educação e desenvolvimento regional. Mais informações podem ser conferidas aqui.

Nos programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais (acadêmico e profissional) da UNITAU, por exemplo, a relação entre ODS e ESG ocorre durante todo o período dos cursos e é concluída com a dissertação de mestrado.

“Os alunos têm contato com os conceitos e as formas de como aplicar os ODS e os procedimentos de ESG nas suas atividades profissionais realizadas no dia a dia. Como os alunos são profissionais que atuam em diferentes  atividades econômicas, as discussões são baseadas em diferentes exemplos, o que torna o curso muito enriquecedor para os alunos e professores. E no final do curso os alunos apresentam a dissertação de mestrado com os resultados fundamentados nos ODS e ESG”, comenta o Prof. Dr. Paulo Fortes, coordenador adjunto dos mestrados em Ciências Ambientais.

O conceito de ESG também está inserido nas práticas pedagógicas do MPE (Mestrado Profissional em Educação). Os alunos do curso participam de reflexões voltadas às questões ambientais, sociais e de governança no ambiente escolar, cujas iniciativas refletem em benefícios para todos, da gestão à formação docente.

“A gente faz uma discussão da sustentabilidade, do meio ambiente, da formação docente, da gestão, pensando nas práticas sociais, inclusivas e de governança nesse ambiente escolar. A gente promove e incentiva essas questões”, reforça a coordenadora do MPE, Profa. Dra. Juliana Bussolotti

De acordo com o coordenador adjunto do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, Prof. Dr. Moacir José dos Santos, os princípios de ESG estão incorporados ao curso.

“Desenvolvimento pressupõe mais do que meramente crescimento econômico e se faz com boas práticas de governança, com sustentabilidade, com respeito ao ambiente e aos direitos humanos. É um debate muito bem-vindo porque esses são os alicerces do que hoje compreendemos como desenvolvimento: o que inclui o plano de desenvolvimento humano, o respeito à equidade social e a preservação dos recursos naturais com vistas ao benefício da coletividade e ao bem público.”

No Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, a busca pelos padrões e práticas ESG tem como foco ampliar suas capacidades de gerar mais valor.

“Da parte das organizações, incluem as brasileiras, amplia-se a busca por atender aos padrões ESG ligados à indicação de solidez, reputação e boas práticas em gestão dos recursos, inovação, política de recursos humanos, governança e resiliências diante de cenários de incerteza e de vulnerabilidade. O Mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional da UNITAU contempla, nas suas linhas de pesquisa, estudos voltados às três dimensões centrais ESG, alinhados aos 17 ODS nas estratégias, metas e resultados”, complementa a Profa. Dra. Quésia Postigo Kamimura, coordenadora adjunta.

Para a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano, o curso promove contribuições de forma interdisciplinar para  transformação da realidade social a partir das pesquisas.

“Essas atividades são norteadas por esse objetivo e pelas temáticas abordadas que focam aspectos relativos às políticas públicas e, desse modo, se aproximam muito do conceito de ESG. Além disso, estão contempladas a aderência às metas dos ODS. Ao articular a reflexão sobre as políticas públicas e as formas de governança com o cotidiano das pessoas o MDH procura olhar questões complexas e propor possibilidades de soluções coletivas e alicerçadas na observação da realidade e fundamentadas em análises anteriores e em aportes teóricos.”