Etudantes das Ligas de Urologia e de Humanidades organizam o primeiro evento sediado do campus UNITAU Caraguatatuba

Campus UNITAU Caraguatatuba sedia primeiro evento promovido por estudantes

01/12/2022 21h08

Evento, Formação, Liga de Humanidades, Ligas, Liga de Urologia, Caraguatatuba, Medicina, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4

Estudar em uma Universidade vai muito além de apenas ir às aulas, fazer provas e elaborar trabalhos teóricos. Na UNITAU, os estudantes podem vivenciar inúmeras possibilidades de atuação, seja na pesquisa, na extensão e no envolvimento em projetos que extrapolam as salas de aula e promovem a chance de troca de conhecimentos e a vivência prática da profissão, por exemplo.

No campus da Universidade de Taubaté em Caraguatatuba, que iniciou as atividades com a primeira turma do curso de Medicina em agosto deste ano, os estudantes já formaram as Ligas Acadêmicas de Humanidades e de Urologia. Os grupos atuam em projetos de extensão da Universidade que levam atendimento e orientação sobre saúde para a comunidade externa.

Mais do que isso, no mês de conscientização sobre a saúde integral do homem, eles se uniram para promover seu primeiro evento, o Ciclo de Palestras sobre Generalidades do Câncer de Próstata, com a presença de professores e egressos da Universidade de Taubaté. “[O evento] é muito importante para a pessoa que não tem nenhuma formação, que é o primeiro contato com uma faculdade, a entender um evento acadêmico”, avalia o estudante do primeiro semestre do curso e Presidente da Liga Acadêmica de Urologia, Matheus Serrat. Já para o colega de turma e Presidente da Liga Acadêmica de Humanidades, Thiago Vilela, a oportunidade promove a integração e a partilha de conhecimento entre estudantes. “A Universidade sempre foi muito aberta e muito receptiva. Gostaria que os alunos da Universidade tivessem essa consciência de promoção [das atividades], que são pra eles e por eles. Assim, fomentamos [as atuações de] outras ligas, outros cursos e assim por diante”, enfatiza.

Prof. Dr. Daniel Drumond, coordenador do curso de Medicina do campus UNITAU Caraguatatuba, explica que o estímulo para a criação das Ligas Acadêmicas logo no primeiro semestre do curso é eficiente no envolvimento dos estudantes com a formação, com a futura profissão e também com o ambiente universitário. “As Ligas acadêmicas são uma estratégia extracurricular do curso de Medicina, complementando a formação do aluno, com aprofundamento técnico e prático sobre determinado tema. Além disso, estimula o senso crítico, raciocínio clínico e o trabalho em equipe e amplifica o envolvimento do aluno com a Universidade”, avalia o docente.

Também integrante da Liga de Humanidades, a estudante Yasmin Pimentel vê a realização do evento como uma conquista coletiva da primeira turma do campus UNITAU em Caraguatatuba. “Pra gente foi muito importante as duas primeiras Ligas Acadêmicas do campus se juntarem. É uma vitória muito bonita para nós poder trazer isso para os alunos e proporcionar isso para nossa cidade é muito legal”, conta. Para o aluno Igor Rogério, a ocasião traz à tona o valor de estar em uma Universidade. “Tem que viver tudo, todas as experiências, todas as práticas, se dedicar dentro e fora da faculdade, buscar sempre algo a mais e principalmente por meio de palestras como estas. Tudo faz parte, não só da Medicina, mas de estar na Universidade”, aconselha.

Confira as fotos do evento no Flickr.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.