Professores da Universidade de Taubaté participam de ciclo formativo sobre currículo lattes | Foto: Leonardo Oliveira (ACOM/UNITAU)

De professor para professor: formações abordam currículo lattes como temática

01/12/2022 12h34

Profoco, PRG, Pesquisa, PRPPG, Professor, Formação

Durante o mês de novembro, a Universidade de Taubaté, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, promoveu um ciclo de formações direcionadas para professores dos cursos de graduação e de pós-graduação. Os encontros aconteceram por meio da transmissão remota no canal da TV UNITAU no Youtube e abordaram temáticas relacionadas ao currículo lattes. Todas as aulas foram ministradas por professores da instituição, o que gerou a troca de conhecimentos com outros docentes.

A Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, conta que a partilha de conhecimentos faz parte do processo de produção científica e que é fundamental promover o apoio aos pesquisadores para que as produções sejam registradas e ganhem visibilidade, já que os documentos têm acesso aberto. “Incentiva-se que os professores participantes atuem como multiplicadores das orientações compartilhadas com seus alunos. Dessa forma, os alunos de graduação, sob orientação dos professores, já cadastraram seu currículo, o que é essencial para algumas atividades, tais como a participação no programa de iniciação científica, os incentivando a continuar no meio acadêmico, a começar pelo preenchimento adequado do currículo lattes, por exemplo”, orienta a pró-reitora.

Todas as atividades permanecem disponíveis no canal da TV UNITAU no Youtube.

Formação continuada
O ciclo formativo faz parte da proposta da Universidade de Taubaté para a capacitação continuada do corpo docente, visando o aperfeiçoamento constante da qualidade de ensino. De olho em 2023, a Universidade já prepara novidades e uma delas é o Profoco 2023.1, promovido pela Pró-reitoria de Graduação, que já começa a ganhar forma com uma proposta diferente e interdisciplinar. Em breve, mais novidades!

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU.

Maria Clara Salgado