XI CICTED: cerimônia de premiação celebra sonhos realizados e a ciência acessível a todas as idades

29/11/2022 19h58

Professor, ALUNO, Premiação, ciência, Pesquisa, CICTED, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4, ODS ONU

A cerimônia de premiação do XI CICTED reuniu estudantes, familiares e o corpo docente para celebrarmos, mais uma vez, a ciência aplicada. O momento reflete as conquistas de professores e pesquisadores que trabalharam pelo propósito de levar soluções para a sociedade por meio da pesquisa, momento no qual vivenciamos a Universidade em sua essência.

O XI CICTED foi, para muitos, a introdução no mundo da pesquisa, ampliando os horizontes e mostrando que todas as áreas do conhecimento e todas as idades têm espaço na ciência. João Paulo Marcondes tem 9 anos e é estudante do SESI Taubaté. Ao lado dos colegas, ele desenvolveu o trabalho “Projeto de leitura: ler é mágico, é interagir com o mundo!” e conquistou o primeiro lugar na categoria ENIC KIDS. “A gente gostou bastante, a sala inteira se desenvolveu. Começamos a ler gêneros diferentes, eu li gibis, estudamos poemas. Desenvolvemos bastante a leitura”, conta o aluno, que viu neste reconhecimento o início de um caminho de realizações e de aprendizados.

Ao lado da sua turma, Lara Ferreira Lopes, aluna do 5° ano no Colégio Progressão, revezava entre sorrir e perguntar quando seria sua vez de receber o prêmio. Ela e os colegas desenvolveram o projeto “Matemática divertida”, que conquistou o segundo lugar na categoria ENIC KIDS.  “Foi uma conquista. Eu me sinto orgulhosa de mim mesma. Estou muito feliz de estar aqui porque é um marco, uma conquista nas nossas vidas”, conta.

Entre os pesquisadores contemplados, estava Isabella dos Santos Moreira, aluna do 9° ano da Escola Municipal Marta Miranda Del Rei, premiada na categoria ENIC TEENS, não conseguia conter a animação por ter a oportunidade de participar de um congresso e poder expor seu trabalho. “É muito gratificante, é uma experiência muito boa. Eu estou muito orgulhosa do trabalho que fiz, eu trabalhei, estudei, me esforcei para estar aqui”, relata a estudante, que reconhece que não chegamos a lugar algum sozinhos. “Eu me sinto muito orgulhosa de mim mesma, do meu esforço e dos meus colegas. Também tenho muito a agradecer à nossa professora. Ela deu essa oportunidade maravilhosa. Nunca tinha participado de uma coisa tão única, uma coisa tão boa. Só de eu estar aqui, já vale muito”, emociona-se.

E por falar em caminhos compartilhados, Maria Carolina Ladeira de Carvalho e Vitoria Nallin de Godoy, estudantes do 10° semestre do curso de Medicina da Universidade de Taubaté, entendem o envolvimento do(a) orientador(a) como fundamental para a realização de projetos. O que elas desenvolveram, com título "Análise espacial da cobertura vacinal da poliomielite entre 2015 e 2019 nos Municípios do Vale do Paraíba”, conquistou o primeiro lugar na categoria ENIC Graduação. “Os orientadores da nossa pesquisa foram extremamente importantes para a gente estar aqui hoje. Eles sempre nos ajudaram a darmos nosso melhor, falando que a gente é capaz, sempre dando motivação, querendo vivenciar tudo isso com a gente. Foi muito importante!”, afirma Maria Carolina. Além do envolvimento do professor(a) orientador(a), Vitoria destaca o trabalho em equipe entre as pesquisadoras que tornou possível o resultado. “Principalmente agradeço às minhas parceiras por terem se dedicado, terem trabalhado muito com a gente, esse trabalho em equipe foi bem importante. A gente trabalhou muito nisso e a gente se dedicou muito, então ver esse resultado é muito importante”, avalia.

A cerimônia de premiação do XI CICTED é o encerramento de um ciclo mas um marco importante para o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade de Taubaté a partir do retorno das atividades presenciais, dos encontros promovidos pelo evento, pelo envolvimento da comunidade acadêmica e da comunidade externa em torno da Ciência. “Cada um dos autores premiados no décimo primeiro Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da Universidade de Taubaté, além do reconhecimento e inegável mérito individual, representa várias histórias coletivas e vitórias coletivas que só foram possíveis com a participação dos 4.818 inscritos do evento. A UNITAU está sempre de portas abertas para o conhecimento e a sociedade”, reiterou a Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, Pró-reitora de Pesquisa e Graduação durante a cerimônia.

Você pode conferir os melhores momentos do XI CICTED no Flickr da UNITAU e no podcast PodFazer Ciência. Esperamos você no XII CICTED, em 2023!

Compromisso com a Ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.

Júlia Almeida