Evento de lançamento será presencial e pode ser acompanhado pela TV UNITAU

Revista Ciências Humanas da UNITAU relaciona mudanças climáticas e plataformas digitais em dossiê

29/11/2022 12h28

UNITAU, Dossiê, Mudanças climáticas, Revista de Ciências Humanas, Mestrado, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4, ODS ONU

Nesta terça-feira, 29 de novembro, a Revista Ciências Humanas da Universidade de Taubaté (UNITAU) ganha mais uma publicação, o dossiê “Mudanças climáticas e engajamento digital: tendências, hábitos e dinâmicas nas plataformas digitais”. O documento é o número três do volume 15 da publicação.

A Revista Ciências Humanas é um periódico acadêmico-científico interdisciplinar online, criado em 2008 pelo Mestrado em Desenvolvimento Humano, desenvolvido em parceria com o Mestrado Profissional em Educação. As edições contêm textos inéditos provenientes de pesquisas de campo e bibliográficas, publicados em fluxo contínuo ou em dossiês temáticos. Para a construção dos volumes, é feita uma curadoria de artigos, contando com parcerias de pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

O dossiê “Mudanças climáticas e engajamento digital: tendências, hábitos e dinâmicas nas plataformas digitais” apresenta artigos que investigam diferentes fenômenos de comunicação que ocorrem nas redes sociais e tratam, de alguma maneira, as mudanças climáticas.

“É o dilema: como fazer as pessoas que utilizam as redes sociais, que debatem temas distintos, se interessarem por esse tema, que é complexo, nem sempre agradável e faz circular diversas informações verdadeiras e falsas na internet”, explica o Prof. Dr. Edson Capoano, da Universidade do Minho, em Portugal. “Nem sempre essa temática é apresentada de forma correta, é esse o desafio de comunicar as mudanças climáticas em redes sociais, que têm muitos ruídos”, completa.

O docente é um dos organizadores do dossiê, fruto de uma parceria internacional. “Essas parcerias são muito importantes para o fortalecimento da revista e para o desenvolvimento da internacionalização, que é uma tendência e uma exigência que se tem feito para periódico e programas de pós-graduação no mundo todo”, pontua a Profa. Dra. Rachel Abdala, docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU.

O evento de lançamento acontece às 17h, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, número 210, no Centro de Taubaté, com transmissão ao vivo pela TV UNITAU. Na ocasião, além do dossiê, será lançado o livro “A Educação Patrimonial no currículo escolar pela percepção de professores e licenciandos: Aprender na prática”, escrito pela egressa do Mestrado em Desenvolvimento Humano Nathalia M. Novaes Victor.