18/11/2022 17h51
Biomedicina, Profissões, Mercado de trabalho, Dia do Biomédico, Vestibular de Verão 2023, Graduação, UNITAU
A pandemia de Covid-19 posicionou holofotes sobre os profissionais da saúde e mostrou a eficácia das equipes interdisciplinares na área. Uma das carreiras que mais alavancaram no período foi a da Biomedicina, com alta de 732% na procura por biomédicos em 2020, de acordo com uma pesquisa da plataforma de empregos Catho. Acompanhando a demanda do mercado, em 2023, a Universidade de Taubaté (UNITAU) dará boas-vindas à primeira turma de Biomedicina da Instituição.
Em reconhecimento à relevância do profissional, em 20 de novembro é celebrado o Dia do Biomédico. Com campo amplo de atuação, o destaque na pandemia de Covid-19 abriu portas para os graduados. “Os biomédicos foram profissionais muito importantes nesse período, pois ajudaram no diagnóstico laboratorial da Covid-19. Ademais, atuaram de maneira efetiva em centros de pesquisas para a caracterização do vírus e elaboração de vacinas contra a doença”, destaca o Prof. Me. Felipe Ilelis, coordenador do curso de Biomedicina da UNITAU.
Uma das principais etapas no combate à doença foi o mapeamento do genoma. Este procedimento foi realizado por dois biomédicos brasileiros, apenas dois dias após a confirmação do primeiro caso no país. Esta etapa é de grande relevância para o desenvolvimento de vacinas e testes e também auxilia no entendimento de como o agente infeccioso se espalha e sofre mutações.
Pela atuação próxima, são comuns as dúvidas sobre as diferenças entre o biomédico e o médico. Segundo o professor, as áreas são distintas, porém complementares. “A pessoa que busca a Biomedicina está interessada em desenvolver pesquisas científicas e laboratoriais para auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças. Desta forma, auxiliando o médico no tratamento do paciente”, explica o coordenador.
Especialistas consideram a Biomedicina como uma profissão do futuro, apresentando várias possibilidades de atuação. Profissionais da área podem atuar em diversos setores, desde a criminologia até a estética. “São mais de 30 opções de carreira relacionadas à Biomedicina. O biomédico pode atuar com análises clínicas, biologia molecular, reprodução, diagnóstico com imagens...”, descreve o professor.
O aluno recebe o título de biomédico após oito semestres de estudo. Devido ao mercado aquecido, a probabilidade de o graduando encontrar um emprego durante ou logo após a graduação é grande, uma vez que há alta demanda de profissionais qualificados na área.
O curso de Biomedicina é oferecido no Vestibular de Verão 2023. Para saber mais sobre o processo seletivo e fazer a inscrição, clique aqui.
ACOM/UNITAU
- Inscrições para Congresso de Ciência da UNITAU seguem abertas até 30 de setembro
- UNITAU promove Semana Pedagógica que integra Biologia, Biomedicina e Estética e Cosmética
- Pesquisa de professor da UNITAU sobre biocombustível leva inovação para evento internacional
- UNITAU realiza sabatina com os candidatos à Prefeitura de Taubaté