Ação integrada promove conscientização sobre o Novembro Azul para servidores

11/11/2022 14h25 ⋅ Atualizada em 11/11/2022 15h55

Novembro Azul, Saúde, Servidor, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°3

A campanha Novembro Azul tem como foco informar e alertar sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA - Ministério da Saúde) alertam que este é um dos tipos de câncer mais comuns em homens brasileiros, principalmente naqueles a partir de 50 anos, momento de maior incidência da doença, que é considerada silenciosa e dificilmente detectada sem exames.

Devido a essa realidade, o Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina Ocupacional da Universidade de Taubaté (SESMO) promove o cuidado para professores e funcionários por meio de ações de conscientização para a identificação de sintomas do câncer de próstata e, principalmente, sobre atitudes de prevenção da doença. A primeira será dia 17 de novembro, quinta-feira, às 14h, no Departamento de Ciências Agrárias. A segunda ocorrerá no dia 23 de novembro, quarta-feira, no SESMO, localizado no complexo da Pró-reitoria de Administração, a partir das 14h. A programação conta com orientações sobre a saúde do homem, bem como a verificação da pressão arterial e glicemia. Haverá, ainda, a conscientização feminina sobre o tema, uma vez que as mulheres desempenham um papel fundamental para o incentivo ao cuidado da saúde por parte dos homens.

“Nessas ações, planejamos reforçar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce ao câncer de próstata para os homens e chamar as mulheres para essa luta, para que elas possam incentivar seus maridos, irmãos e filhos… Todos juntos contra o câncer!”, convida a Profa. Dra. Vania Maria de Araújo Giaretta, docente do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté e membro da equipe que coordena as atividades.

Prestação de serviço para comunidade

O Novembro Azul na UNITAU visa, ainda, o papel formativo para alunos e alunas. Além de docentes, os(as) alunos(as) do Departamento de Enfermagem fazem a parceria com a Liga de Urologia do Departamento de Medicina, formada por estudantes. Juntos, eles poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ainda, prestarão esse serviço para a comunidade interna.

Informação também é saúde: confira o teaser do UNITALK sobre o Novembro Azul

Compromisso com a saúde. Universidade do Futuro, UNITAU.

Bárbara Veneziani