Imunização Infantil: saiba como e por que proteger as crianças de doenças já erradicadas no Brasil

11/11/2022 12h31

Saúde, Enfermagem, Professor, Servidor, PAIS E RESPONSÁVEIS

 

Devido à queda na cobertura vacinal para todas as doenças que já existem imunização, a grande preocupação das organizações de saúde são as crianças e adolescentes sem proteção, ou seja, com a carteirinha de vacinação desatualizada. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelam que o Brasil está entre os dez países com maior índice de crianças com a imunização atrasada. As organizações da saúde enfatizam, ainda, que esse alerta de saúde pública é reflexo da desinformação dos pais ou responsáveis sobre a eficácia da vacinação em crianças. 

Dentro dessa realidade, a recomendação inicial é que os pais/responsáveis, além de acompanharem com frequência a saúde integral infantil e se informarem por meios seguros sobre a imunização, façam uma consulta mensal da carteirinha e procurem recomendação médica. “É necessário se manter atento(a) com a atualização da carteirinha, para não expor a criança a enfermidades graves que deixam sequelas irreparáveis”, comenta a Profa. Dra. Ana Carolina da Matta Ain, especialista em imunologia pediátrica e docente do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté. “Quando se tratam de doenças que causam grande morbidade, que já existem vacinas para a prevenção/combate, não pode existir a opção de escolher não vacinar seus filhos”, reforça a especialista. 

 

Campanha de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação de Crianças e Adolescentes com menos de 15 anos tem como objetivo evitar a volta de doenças erradicadas ou controladas, distribuindo doses das 18 vacinas previstas para esse público. Todas as doses são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Taubaté, as unidades de saúde seguem até 30 de novembro com a campanha. 

Para a aplicação da vacina, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento da criança e/ou RG, Cartão SUS e a carteira de vacinação. Outras informações sobre vacinação estão disponíveis em https://taubate.sp.gov.br/vacina/ 

Confira os postos de vacinação abaixo:

Unidades de Saúde Horário

ESF: Água Quente, Ana Rosa, Chácara Silvestre e Marlene Miranda;

PAMO/ESF: Novo Horizonte, Planalto e Vila Marli;

PAMO: Bosque da Saúde, Cidade Jardim, Estiva, Registro, São Carlos, São Pedro e Três Marias II;

Das 8h às 11h30 e das 12h30 às 14h30
ESF: Santa Tereza; Das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h
ESF: Esplanada Santa Terezinha; Das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

UBS MAIS: Gurilândia;

ESF: Piratinga;

Das 8h às 17h30
ESF: São Gonçalo; Das 8h às 18h
UBS MAIS: Chácaras Reunidas Brasil Das 8h às 18h30
UBS MAIS: Independencia, Mourisco e Três Marias I (Fazendinha) Das 8h às 18h30

 

Informação

A circulação de desinformação sobre ciência e saúde ocorrida durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, principalmente sobre a eficácia das vacinas, tornou o combate a outras doenças ainda mais desafiador. O primeiro passo é desconfiar dos alertas recebidos em redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo. A desinformação pode causar danos irreparáveis, então, sempre cheque as informações em fontes confiáveis antes de compartilhá-las. O Ministério da Saúde recomenda, ainda, que a população tenha informações corretas sobre os grupos atendidos por cada vacina, bem como as orientações sobre o intervalo entre as doses por meio da orientação médica e, claro, de outras fontes seguras. Para isso, pode-se consultar os sites das Prefeituras e respectivas Secretarias de Saúde, além das organizações nacionais de saúde e associações.



“Eu me protejo, protejo você & protejo quem eu amo”

ACOM/UNITAU

Bárbara Veneziani