Pesquisas do Cicted são apresentadas aos cursos de graduação

10/11/2022 12h48

Aluno, Professor, CICTED, Iniciação Científica, Educação, Biologia, UNITAU

Pesquisas apresentadas durante o XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU) ganharam espaço nas salas de aula dos cursos de graduação. A iniciativa já foi adotada em departamentos como os de Ciências Biológicas e de Pedagogia, por exemplo. O objetivo é reforçar o valor da pesquisa na formação universitária, trazendo aos alunos questões que estão sendo pesquisadas e debatidas dentro da academia, ao mesmo tempo em que os integra nesse meio.

“O aluno da graduação pode ter ideia, com exemplos práticos, do que pode desenvolver”, destaca o Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini, do Departamento de Ciências Biológicas da UNITAU. No curso de licenciatura, o Professor Voltolini recebeu professores e alunos de outras instituições que apresentaram, no Cicted, trabalhos da área biológica.

No Departamento de Pedagogia, a egressa Isabella Leite foi uma das apresentadoras e esteve presente com seu projeto que busca compreender o impacto de textos literários na formação de jovens leitores.

“Durante o período da faculdade, sempre gostei de ter contato com egressas para trocar experiências. Apresentar minha pesquisa pode, de alguma forma, mudar o pensamento de alguém sobre o tema, instigando as alunas a pesquisarem mais sobre o assunto”, comenta Isabella.

Para a Profa. Ma. Cleusa Vieira da Costa, do curso de Pedagogia, a proposta vai ao encontro da integração da prática docente, aproximando a teoria da prática e a ciência do cotidiano. “Essas atividades enriquecem os estudos das alunas, oferecem a possibilidade de certificarem as ciências se materializando, o que valida as discussões teóricas do curso”.

As apresentações da Pedagogia ainda não estão encerradas. Uma visita de alunos que produziram um projeto de cinema educativo para o Seminário de Práticas Educativas (Sempre), realizado durante o Cicted, está prevista para ocorrer em novembro.

“Vale ressaltar a aproximação do curso de Pedagogia com o Mestrado Profissional em Educação. Dessa aproximação nasceu o Sempre. Essa foi uma iniciativa inovadora, tivemos a participação de educadores e de alunos contando suas experiências em sala de aula, na participação de projetos e como expectadores também. Tudo isso dentro do Cicted”, conclui o diretor do Departamento de Pedagogia da UNITAU, Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio.