Mobilidade Nacional: com inscrições abertas, edital seleciona alunos(as) para mais de mil vagas

07/11/2022 19h43

ALUNO, Intercâmbio, ABRUEM

 

Dentre as inúmeras possibilidades que a trilha acadêmica pode oferecer aos estudantes de graduação dos cursos presenciais, a Mobilidade Nacional permite o intercâmbio entre Universidades brasileiras, expandindo as vivências culturais e pedagógicas ainda com a formação em andamento. 

A Universidade de Taubaté, em parceria com a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e outras instituições nacionais, seleciona estudantes para o programa de Mobilidade Nacional 2023. As inscrições vão até 09 de novembro e o início previsto das aulas é no primeiro semestre. Ao todo são 1.417 vagas para 13 instituições Municipais, Estaduais e Federais participantes, cujo objetivo é promover intercâmbio entre os estudantes de graduação de todo o Brasil. 

 

Como se inscrever?

É preciso escolher a instituição que quer estudar, então verificar no edital os cursos e as vagas disponíveis. As inscrições devem ser enviadas ao e-mail, por correio ou pessoalmente no endereço da universidade em que está interessado. A lista completa das instituições de Ensino Superior participantes e todos os requisitos necessários você pode conferir no edital.

 

Para se inscrever é necessário:

  • Ser aluno(a) dos cursos de graduação presencial;
  • Declaração de matrícula atualizada e expedida pela secretaria acadêmica constando a média geral;
  • Histórico Acadêmico contendo as disciplinas já cursadas e as em curso. Caso no histórico não constem as disciplinas em curso, uma declaração deve ser emitida pela universidade para acompanhar o histórico.
  • Plano de estudos devidamente preenchido e assinado pelo aluno(a) e pelo seu coordenador(a).
  • Carta de recomendação emitida pelo departamento, informando, entre outros requisitos, os dados de contato do(a) aluno(a) e o cronograma letivo compatível dos cursos das duas universidades. 

Esta é uma oportunidade para você, aluno(a) UNITAU, vivenciar novas experiências, conhecer diferentes métodos didáticos e ampliar seu conhecimento em âmbito cultural, científico e muitos outros.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU. 

ACOM/UNITAU

Júlia Almeida