Dia do Inventor celebra inovação e benefícios à sociedade

04/11/2022 13h07

Pesquisa, Aluno, Professor, Iniciação Científica, Inovação, Tecnologia, UNITAU, Oportunidade

Invenções estão presentes em nosso cotidiano. Existem diversos objetos que utilizamos em nosso dia a dia e que, raramente, sabemos ou nos interessamos por saber quem os inventou. A data de 4 de novembro foi escolhida para celebrar o Dia do inventor, com o objetivo de promover essa conversa e nos relembrar da importância desse profissional e de suas invenções responsáveis pelos avanços na sociedade e o pelo desenvolvimento tecnológico.

“As invenções possibilitam impulsionar o crescimento e o desenvolvimento das tecnologias”, destaca o Prof. Me. Maurício Brito, do Instituto Básico de Exatas da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Pensar quem é o inventor é compreender suas múltiplas facetas. Não se trata apenas dos cientistas que desenvolveram a vacina contra o COVID-19, trata-se também do cidadão que cria meios de facilitar a sua rotina, ou mesmo do aluno na Universidade que participa de projetos de pesquisa.

É o caso de Vinicius Lemes, aluno do 8º semestre de Engenharia Elétrica e participante do XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento da UNITAU (Cicted). Vinicius foi o vencedor, em 2021, na categoria Encontro de Iniciação Científica (Enic) Graduação, com o projeto óculos e bengala inteligentes para deficientes visuais. Neste ano, foram apresentados dois trabalhos, dos quais um é para ajudar nas atividades de manutenção do setor elétrico e outro envolve a internet das coisas para captar e compilar dados meteorológicos para lançamento de foguetes.

Para ele, o espaço proporcionado pelo evento para a promoção das pesquisas é importante para que haja uma valorização do inventor.

“Creio ser de extrema importância ter um espaço para demonstrar o que sua invenção faz, a aplicabilidade dela. Isso valoriza o seu trabalho e pode ajudar a conseguir parceiros para um apoio econômico. O mais importante é que podemos mostrar para as pessoas qual é a importância daquela invenção na vida dela”, ressalta o futuro engenheiro.

A UNITAU valoriza os profissionais inovadores e estimula seus alunos a se tornarem inventores. A Universidade promove cursos de pós-graduação com especialização, mestrado e doutorado, além de estimular os alunos da graduação a participarem da iniciação científica. O tripé universitário de ensino, extensão e pesquisa é guia para as ações da Universidade.