XI Cicted movimenta comunidade e fortalece difusão do conhecimento

27/10/2022 14h53

CICTED, Avaliação, ciência, UNITAU, Iniciação Científica

Em três dias de atividades, o XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU) movimentou a comunidade acadêmica e cumpriu sua função de promover a difusão do conhecimento.

Os números de participações presenciais e as visualizações do Congresso pelas redes sociais atestam a qualidade da programação e o envolvimento do público de forma presencial e remota. O XI Cicted contou com 4.803 pessoas inscritas, que apresentaram 1.044 trabalhos.

O maior engajamento de público nas redes sociais ocorreu pelo instagram da UNITAU, com 199.442 visualizações nos reels e nos stories do aplicativo. Já o linkedin, que representa uma audiência mais direcionada à temática da produção científica, somou 18.278 visualizações de publicações relacionadas ao Congresso.

Além disso, os conteúdos disponibilizados pelo canal da TV UNITAU no Youtube já superam 2.600 visualizações. Os conteúdos relativos ao Cicted e a transmissão ao vivo do evento divulgados pelo portal de notícias G-1 resultaram em cerca de 850 visualizações.

“Essa participação intensa, esse alcance do evento, foi certamente ampliado por esse formato. Por um lado, estávamos todos com vontade de voltar ao presencial e também aprendemos a usar as tecnologias para o formato híbrido”, destaca a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello.

A UNITAU também inovou na divulgação de conteúdos com a série de podasts Podfazer Ciência. Os três dias de Congresso renderam 43 episódios, que trataram, de forma leve e dinâmica, sobre temas variados abordados no Congresso. Foram cerca de 350 inicializações apenas pelo Spotfy, além de em outras plataformas.

“O podcast se consolidou no mercado. É um formato que chama muita a atenção, porque permite que assuntos, de qualquer tipo, cheguem a um determinado consumidor de uma forma mais leve, mais dinâmica. O Podfazer Ciência é um exemplo disso. A UNITAU investiu nessa ideia de fazer um podcast específico para o Cicted”, avalia o Prof. Me. Gerson Mario de Abreu Farias, do Departamento de Comunicação Social e integrante da equipe de produção da Central de Comunicação (ACOM) da UNITAU.

Para a presidente da comissão organizadora do XI Cicted, Profa. Dra. Juliana Bussolotti, o evento trouxe conquistas e aprendizados. “Acho que a gente conquistou organização. De um modo geral, conseguimos fazer as atividades no horário previsto. Tivemos o desafio de ser um evento híbrido, com transmissões pela TV e pelo streaming, com eventos presenciais e transmissão pelo zoom, além de eventos somente presenciais e de atividades realizadas em outros prédios. Tivemos uma movimentação bem bacana e muita gente de outros lugares, como escolas, grupos de pesquisa, outras universidades etc”.

Segundo a presidente da comissão, as próximas semanas serão dedicadas à conferência da avaliação dos mais de 1.000 trabalhos apresentados para a escolha dos vencedores em suas categorias. Foram 462 avaliadores, entre professores, alunos da pós-graduação e graduandos.

A expectativa é de que o evento de premiação seja definido para a segunda quinzena de novembro.

“Nossos avaliadores analisaram os banners e as apresentações orais. Encaminharam para nós os resultados dessas avaliações. Nossa comissão científica olhará para todos esses resultados, dentro desse filtro já feito pelos avaliadores, e escolherá os trabalhos por modalidade. Também fizemos uma avaliação pública. Esperamos que, até a segunda quinzena de novembro, tenhamos essa data fechada”.

Os organizadores pedem para que os participantes do Congresso postem em suas redes sociais fotos mostrando o plantio dos crachás ecológicos contendo sementes e marquem a #Cicted2022. “Foi um desafio pensar que a gente podia ter sementes dentro do crachá e que plantaremos a ideia do Cicted em casa. Queremos saber o nome das pessoas, como vão plantar e, depois, se as sementes brotaram”, complementa a Profa. Juliana.

Outro destaque fica para a proposta principal de difusão do conhecimento com qualidade, marca do Cicted. Participantes do Congresso foram convidados a definir, em uma palavra, o evento. Foram 1.065 respostas que integraram uma nuvem de palavras composta por menções como “ótimo”, “excelente”, “incrível”, e “aprendizado”.