Estudantes de Enfermagem participam da campanha Outubro Rosa em Lagoinha

26/10/2022 18h47

Vestibular de Verão 2023, UNITAU, Graduação, Outubro Rosa, Saúde, Enfermagem

Os cânceres de mama e de útero representam, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugares na lista de maior incidência da doença entre mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para ambos os tipos, a detecção precoce é parte importante do sucesso do tratamento, por isso, exames de rotina são fundamentais.

Em alinhamento à proposta do Outubro Rosa, alunas de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveram, no último sábado, 22 de outubro, uma ação de prevenção e de conscientização em uma unidade de saúde de Lagoinha. Sob a supervisão de professoras, as estudantes coletaram exames e fizeram orientações.

Entre 8h e 17h, foram atendidas cerca de 60 mulheres na ESF Núcleo Ribeirão. “Mutirões realizados aos sábados facilitam a vida das mulheres que trabalham durante o dia ou que, por algum motivo, não conseguem frequentar as ESF, abrangendo um número maior de mulheres”, pontua a estudante Carolina Monteiro, do 8º semestre.

Os atendimentos foram divididos de acordo com o nível de conhecimento das turmas que participaram da ação. Com a orientação das Profas. Dras. Carmen Silvia Vieira e Vânia Giaretta e da Profa. Esp. Sabrina Ferreira Moraes, alunas do 2º semestre ficaram responsáveis pelas orientações em relação às doenças, enquanto as do 8º coletaram os exames preventivos de câncer de colo de útero e deram instruções para o autoexame de mama.

“Como aluna, isso enriquece ainda mais minha vivência dentro da parte de educação em saúde para alertar as mulheres em relação à importância desses exames não apenas em época de mutirões, mas quando notam algum tipo de sintoma diferente”, avalia a estudante. “Também uma experiência maior na prática com os procedimentos realizados, saindo, assim, com uma bagagem maior para o mercado”, conclui.

Vestibular de Verão 2023

O curso de Enfermagem está entre os oferecidos no Vestibular de Verão 2023 da UNITAU, que está com inscrições abertas. Para participar do processo seletivo, o candidato deve escolher entre a prova presencial ou uma prova online agendada.

Mais informações podem ser obtidas aqui.