UNITAU prorroga inscrições para bolsas de iniciação científica e tecnológica

25/10/2022 18h03 ⋅ Atualizada em 25/10/2022 19h21

Professor, UNITAU, Aluno, PIBIC, PIBITI, Iniciação Científica, Bolsas, Oportunidade

Estão prorrogadas até o dia 31 de outubro as inscrições de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológica e Inovação (Pibiti) da Universidade de Taubaté (UNITAU).

No total, serão 26 bolsas disponíveis, das quais 23 para o Pibic e três para o Pibiti, ambas com duração de dez meses, entre fevereiro e dezembro de 2023. As bolsas são oferecidas pela UNITAU e concedem um desconto na mensalidade no valor de R$400,00.

Para os professores inscreverem seus projetos, é necessário preencher os formulários disponíveis na página do Programa de Iniciação Científica da PRPPG e conferir as orientações específicas de cada processo. Em relação aos alunos, é necessário estar matriculado em um curso da UNITAU, possuir média geral superior a 7,0 e não ter uma bolsa, seja da Universidade ou de outras instituições.

A pesquisa se conecta com a extensão e o ensino como o tripé da Universidade. Atuar como pesquisador enquanto aluno é parte do processo de formação. “Fazer iniciação científica tem sido muito importante para mim porque me deixou em contato com o trabalho do pesquisador”, comenta Rafael Masseli, aluno do 4º semestre de História.

A Iniciação Científica proporciona ao aluno o acesso a diferentes áreas profissionais. “A pesquisa me abriu novos horizontes do que posso fazer dentro da minha área”, complementa.

Participar da Iniciação Científica não só contribui na formação acadêmica do aluno, como também em sua constituição como indivíduo. “A pesquisa contribui de diversas formas, mas a principal é na formação de um cidadão mais crítico e um profissional capaz de analisar melhor os problemas e oferecer soluções mais efetivas para a sua área de conhecimento”, destaca a Profa. Dra. Viviane Fushimi Velloso, coordenadora do Comitê Interno de Bolsas de Iniciação Científica da UNITAU.

“Os aprendizados que a pesquisa proporciona para os alunos da graduação vão além da vida acadêmica, pois o pesquisador necessita de um olhar mais crítico e colaborativo, são questões que o aluno leva para sua vida pessoal também”, ressalta a professora.

Mais informações estão disponíveis nos PIBIC e PIBITI 2022/2023.