Medicina UNITAU: candidatos têm mais tempo para inscrição

21/10/2022 13h07 ⋅ Atualizada em 29/08/2023 07h47

Inscrições, Vestibular Medicina 2023, Vestibular de Verão 2023, Medicina

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do Vestibular de Verão 2023 para o curso de Medicina. Os candidatos podem se inscrever neste link até a próxima segunda-feira, 24 de outubro. São oferecidas 120 vagas, 60 para o Campus Caraguá e 60 para o campus de Taubaté.

A prova da primeira fase será aplicada no dia 5 de novembro. Os aprovados realizam a prova da segunda fase no dia 27. O resultado será divulgado em 7 de dezembro e a matrícula dos convocados em primeira fase deverá ser efetuada nos dias 8 e 9.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no Manual do Candidato.

O curso de Medicina da UNITAU faz história na região com o método tradicional de ensino, unindo a teoria da sala de aula à prática laboratorial e às vivências hospitalares. Confira abaixo cinco motivos para escolher a maior universidade municipal do país:

Tradição

Somando 55 anos de história, o nome da Universidade de Taubaté tem peso no currículo dos mais de 3 mil médicos formados pela instituição. Fundado em 1967, o curso de Medicina da UNITAU é o mais antigo oferecido no Vale do Paraíba.

Além da forte tradição, a credibilidade da instituição é sustentada também pela atualização constante do modelo pedagógico, das ferramentas de estudo e do corpo docente. “Nós temos uma estrutura universitária sólida, sempre buscando aprimoramento”, afirma a Profa. Dra. Stella Zöllner, diretora do Departamento de Medicina da UNITAU.

Ensino de qualidade

Em seis anos de curso, os futuros médicos recebem, do ciclo básico ao clínico, todo o suporte necessário para a formação ampla e humanista, na sala de aula, nas aulas práticas, nos estágios e nas demais atividades. “Existe toda uma estrutura de excelência para um curso de Medicina de qualidade”, avalia a Profa. Stella.

Guiados por um corpo docente titulado, composto por professores especialistas, mestres e doutores, os estudantes têm acesso a laboratórios equipados que permitem a visualização do conteúdo. “A estrutura muscular está na foto do livro, mas está no braço que estamos analisando na aula prática. Então trazemos o conhecimento para a concretude. É muito rica a experiência”, explica a professora.

Extensão e estágios

Um dos pilares do ensino médico da UNITAU é a humanização do atendimento. Em disciplinas como Medicina e Espiritualidade, os estudantes exercitam a visão humana da profissão e aprendem a enxergar os pacientes além dos sintomas e da doença.

A prática desse aprendizado acontece em ações como as das Ligas Acadêmicas. “A Liga de Infectologia, por exemplo, participou do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, amparando as equipes municipais, em parceria com o Departamento de Enfermagem. Essa interdisciplinaridade é importantíssima. É uma iniciativa do aluno, amparada por um professor, levando conhecimento adicional ao aluno”, conta a professora.

Outra oportunidade de praticar o exercício médico são os estágios. Os alunos de Taubaté podem atuar na rede municipal de saúde, além de instituições como Hospital Regional do Vale do Paraíba e Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Já os estudantes do Campus Caraguá, além da rede municipal, têm a vivência hospitalar na Casa de Saúde Stella Maris e no Hospital Regional do Litoral Norte.

Reconhecimento

A qualidade da Medicina da UNITAU foi destacada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) na renovação, em 2022, do reconhecimento do curso pelo período máximo de cinco anos. O relatório coloca em evidência como pontos fortes a matriz curricular, o corpo docente, a infraestrutura, a participação dos alunos na rede de saúde da região e o compromisso social da instituição.

Com nota 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso também aparece bem colocado em classificatórios como o Ranking Universitário da Folha (2019), que posiciona a Medicina da UNITAU em 17º lugar entre os cursos do estado de São Paulo e em 77º em relação a todos do país.

Formação continuada

Além de proporcionar formação pautada na produção científica e na concepção humana do exercício da medicina durante os seis anos de curso, a UNITAU oferece a possibilidade para o médico seguir carreira na instituição. Ao concluir a graduação, o profissional pode escolher entre as diversas especialidades do programa de Residência Médica, como Oftalmologia e Ortopedia.

Se tem interesse na área acadêmica, o médico tem um leque de opções de mestrado e doutorado, como Ciências da Saúde.

ACOM/UNITAU