XXIII Semana Pedagógica da Fisioterapia celebra 25 anos do curso

19/10/2022 11h46

UNITAU, Programação, CICTED, Semana Pedagógica, Fisioterapia

Devido ao envelhecimento populacional e à pandemia de Covid-19, a Fisioterapia tem apresentado crescimento do número de ofertas de trabalho. De acordo com a plataforma de empregos Catho, houve um aumento de 725% na procura por fisioterapeutas em 2020 em relação a 2019. Durante esses 25 anos, o Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) formou mais de mil fisioterapeutas que se destacam em diversas áreas em todo o país.

“O principal motivo para comemorar esse marco é a formação humana, generalista e de alta qualidade dos profissionais que logo após a graduação estão aptos para a entrada no mercado de trabalho”, celebra a Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares, diretora do Departamento.

Alunos do curso se integram à comunidade realizando em média 10 mil atendimentos por ano, além de poderem engajar em cinco projetos de extensão. Os futuros fisioterapeutas também desfrutam de salas de aula amplas e aplicam o conhecimento em laboratórios, na Clínica de Fisioterapia e no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), adquirindo sólida formação.

Para festejar os 25 anos, a UNITAU abre ao público a XXIII Semana Pedagógica do Departamento de Fisioterapia, a partir do dia 19 de outubro. O evento ocorrerá integrado ao XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED). A abertura contará com palestras sobre a Fisioterapia Oncológica e o IV Simpósio da Dor.

Na quinta-feira, os participantes poderão aprender sobre os benefícios da ioga, prática de pilates na gestação e tópicos relacionados à neuromodulação.

As comemorações chegam ao fim na sexta-feira com debates como a terapia manual ortopédica, o papel da fisioterapia no combate à assimetria craniana infantil e a oxigenoterapia hospitalar.

A Semana complementa o aprendizado dos alunos, como explica a professora Alex Sandra. “No evento, os alunos têm contato com profissionais renomados e assuntos atuais e embasados na ciência. Estamos recebendo egressos e ex-professores, que junto aos atuais alunos e professores fazem parte da nossa história”, comenta.

Para acessar a programação completa do CICTED e da XXIII Semana Pedagógica da Fisioterapia, clique aqui.

Samuel Guimarães