Semana da Arquitetura e Urbanismo traz a temática das cidades

17/10/2022 13h04

UNITAU, Semana Pedagógica, Arquitetura, Sustentabilidade, Aluno, Professor

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) comemora os 44 anos do curso, trazendo a temática das cidades para a 42ª edição da Semana da Arquitetura e Urbanismo (Semau). As atividades começam na segunda-feira, dia 17 de outubro, e vão até o dia 24, com uma programação que envolve oficinas, rodas de conversa e palestras sobre urbanismo, cidadania e sustentabilidade. O Dia Mundial da Arquitetura foi celebrado no dia 3 de outubro e o Dia Mundial das Cidades acontece em 31 do mesmo mês.

Como destaca o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, coordenador de Atividades Complementares do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU, a semana propõe atingir todas as etapas do curso, abrangendo os alunos dos primeiros semestres, por meio de atividades vinculadas ao fazer; alunos do meio do curso, que estão tomando contato com as atividades propriamente ditas profissionais e os alunos do final de curso, que já estão desenvolvendo seus trabalhos de graduação.

A 42ª Semau tem como título: “Entre nós: Universidade e cidade”. De acordo com o professor Ademir, a escolha do título e da temática do evento pretende promover reflexões a respeito dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, que trouxe à tona adaptações necessárias que capacitaram pessoas de diversas áreas, como da Arquitetura, para os novos desafios e problemas.

‘’Procuramos tratar desse momento muito peculiar que estamos vivendo, de pós-pandemia. Tivemos praticamente dois anos de atividades remotas e uma série de ajustes, e problemas emergiram nesse processo. Por isso o tema Entre nós, que é a ideia de discutirmos entre nós, nos conhecermos, e também trabalharmos nossa identidade com o lugar, com o próprio curso e com a Universidade e a cidade.”

Uma das principais reflexões é sobre o planejamento urbano, ferramenta importante para um município alcançar o desenvolvimento sustentável, equilibrando as demandas de crescimento urbano com as necessidades ambientais. ‘’Que papel a Universidade pode desempenhar, principalmente para com a formação de futuros profissionais?”

A 42ª Semau tem sua programação incorporada ao XI Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) da UNITAU. Entre as atividades integradas ao Congresso, por exemplo, está o Fórum de debates: cidades verdes, azuis e regenerativas, que aborda assuntos como ecovilas, ecobairros e o planejamento urbano de Curitiba.

O evento do Departamento de Arquitetura e Urbanismo é acessível para todos. São convidados egressos do curso, profissionais e estudantes de diferentes áreas, além dos cidadãos que se interessam pelo tema.

Para mais informações sobre a programação do XI Cicted, acesse aqui.

Caio Pascoal