Semana das Engenharias traz vivências do ambiente corporativo

14/10/2022 21h30

Engenharia, Semana acadêmica integrada, Aluno, Professor, UNITAU

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) trouxe para os estudantes das engenharias, durante a Semana Pedagógica dos cursos, vivências do ambiente corporativo e exemplos de funcionamento dentro dos espaços fabris, além das expectativas do mercado profissional em relação aos futuros profissionais.

As atividades ocorreram no campus da JUTA entre os dias 5 e 7 de outubro e reuniram profissionais com destaque nas áreas de gestão, engenharia de qualidade e gerenciamento de planta automotiva. Durante as palestras, foram apresentadas as múltiplas facetas das engenharias.

 “Tem 14 competências mais buscadas em um engenheiro hoje, segundo o Fórum Econômico de 2020. Acho que está muito relacionado às soft skills, as habilidades socioemocionais. O autocontrole, inteligência emocional, as pessoas que sabem se posicionar, socializar e aproveitar os diversos ambientes para construir algo positivo. A universidade dá a base e o que traz a transformação em um ótimo profissional são essas habilidades socioemocionais”, comenta Wilson Zatti, um dos palestrantes e gerente executivo responsável pela manufatura da planta de Taubaté da Volkswagen do Brasil.

Trazer profissionais qualificados para ministrar palestras aos alunos é um diferencial proposto pela Universidade, o que impacta na formação dos futuros profissionais na medida em que os torna mais preparados para o mercado de trabalho. “Ele (Wilson Zatti) mostrou como é o processo de trabalhar em uma grande empresa. Deu essa visão de como as coisas funcionam por lá”, afirma Douglas Moraes, aluno do 8º semestre de Engenharia Mecânica que esteve presente à palestra.

Vitor Martins, aluno do 2º semestre de Engenharia Civil, aprovou a programação da Semana Pedagógica de 2022 e destacou as possibilidades de desenvolvimento profissional.  “A Semana tem sido bem legal nesse sentido, o Wilson Zatti, por exemplo, mostrou como podemos melhorar o nosso mindset para melhorar a qualidade de nossos projetos.”

A Semana das Engenharias da UNITAU também contou com palestras do engenheiro internacional de qualidade, Marcelo Yamamoto, e do especialista em Gestão com propósito, Rafael Takei. 

Joel Ferreira

ACOM/UNITAU