III Fórum de Gestão e Negócios debate inovação e sustentabilidade

14/10/2022 13h46

Graduação, UNITAU, Semana Pedagógica, Fórum, Gestão e Negócios

O número de empreendimentos no Brasil não para de crescer. Dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que o país saltou de 13° para 7° no ranking mundial de empresas com mais de 3,5 anos. No entanto, para continuar o crescimento, é necessário que este seja sustentável.

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Departamento de Gestão e Negócios (GEN) da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove o 3° Fórum de Gestão e Negócios. Com foco nas práticas empreendedoras e sustentáveis das organizações, a programação do evento conta com duas palestras ministradas por duas autoridades da área.

A primeira atividade será conduzida por Altair Emboava, gestor do Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT), sob o título “Empreendedorismo na Prática: relatos de experiências no HITT”. Na segunda, o tópico discutido será “ESG e ODS na criação de modelos de negócios inovadores e sustentáveis”, apresentada por Bruno Santoro, professor no MBA na ESALQ/USP.

Os debates foram selecionados em complemento ao que é abordado nos cursos do GEN, como afirma o Prof. Me. André Luiz Freitas Guimarães, diretor do Departamento. “As temáticas desse 3° Fórum abrangem vários conteúdos trabalhos e desenvolvidos em sala de aula apor meio das disciplinas específicas, permeando conteúdos de gestão empreendedora, inovação e gestão de serviços”, explica.

Por contribuir com o aprendizado de sala de aula, o evento proporciona experiências que transformam o estudante para o futuro profissional. “Falar sobre o ESG dentro do contexto empresarial e de modelos de negócios inovadores e seu papel no atendimento aos objetivos da ODS da ONU traz para os futuros gestores a compreensão prática sobre as questões de sustentabilidade das organizações”, pontua o professor.

O diretor também destaca o privilégio dos futuros gestores por estarem localizados no Vale do Paraíba. “A região tem muito a oferecer em relação às possibilidades de crescimento do empreendedorismo e de negócios sustentáveis. Existe grande potencial para o desenvolvimento de novos negócios que busquem atender essas demandas, o que favorece a atuação dos profissionais”, finaliza.

As palestras serão realizadas a partir das 19h30, no Departamento de Gestão e Negócios, localizado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225. Detalhes da programação podem ser obtidos na secretaria do GEN.

Samuel Guimarães