100 dias de novos tempos na UNITAU

11/10/2022 18h20

Reitoria, Novos Tempos, Reitora, Gestão, UNITAU

A nova gestão da Universidade de Taubaté (UNITAU) completa 100 dias com o fortalecimento institucional proporcionado por um planejamento voltado aos próximos quatro anos. Esses são novos tempos que incorporam, à qualidade de ensino, temas como sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e diálogo.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNITAU para o quadriênio 2022/2026 está em fase final de elaboração e representa um esforço integrado, uma construção coletiva para a Universidade do Futuro.

Desde o dia 3 de julho de 2022, quando começamos uma nova jornada junto a uma equipe renovada, trabalhamos para a definição de prioridades e metas. A expansão da UNITAU com o campus fora de sede em Caraguatatuba está consolidada. Temos a primeira turma do curso de Medicina com suas atividades e, a partir de 2023, começamos com a segunda turma.

Já em Taubaté, o projeto do campus do Bom Conselho recebeu adequações para proporcionar um melhor atendimento aos cursos das áreas de biociências. Seguimos com o cronograma para a venda dos imóveis, que permitirá a execução desse projeto.

Outro projeto que já se torna realidade é a construção da clínica veterinária da UNITAU. Assinamos o contrato com a empresa e as obras, no valor de R$ 9,9 milhões, devem começar ainda em outubro.

A UNITAU segue atenta às necessidades do mercado regional, com a oferta de quatro novos cursos de graduação. Nossas atenções também estão voltadas aos alunos do Colégio UNITAU, que terão a implantação do programa bilíngue e a opção de contraturno aos alunos que fizerem o ensino integral.

Nossos cursos de pós-graduação lato sensu sofreram uma reestruturação, e os cursos de stricto sensu passam pela elaboração de um planejamento estratégico. Uma Universidade forte produz ciência, é difusora de conhecimento e referência na inovação e na tecnologia.

Nossos professores são estimulados ao contínuo desenvolvimento de suas potencialidades. Foram oferecidas, de forma gratuita, 50 vagas para o curso Ciência na Ponta, uma oportunidade de suporte à inovação e à estruturação de negócios a partir da pesquisa científica, tornando o saber produzido na Universidade cada vez mais acessível à comunidade.

Em pouco menos de quatro meses, reforçamos o cuidado com nossos alunos por meio do Projeto de apoio psicossocial (PAPS) e do Programa de apoio a estudantes com necessidades especiais (Paene),  que foram direcionados aos departamentos que apresentaram demandas.

Valorizar os funcionários da UNITAU segue como prioridade em nossa gestão. O Programa saúde do trabalhador iniciou, neste segundo semestre, um mapeamento para promover orientação e conscientização sobre a saúde física e psicológica de maneira mais eficiente. O Programa alimentação melhor também auxilia na qualidade nutricional e chegamos a 11 itens distribuídos aos nossos funcionários.

A UNITAU ouve a comunidade para promover práticas extensionistas que tenham o bem-estar das pessoas como prioridade. Um grande exercício de escuta ativa aconteceu em agosto, com o 4º Fórum de Extensão, uma oportunidade de receber sugestões para fazer mais e para fazer melhor. Ao acolher e prestar atendimento a quem precisa, a UNITAU promove a extensão e qualifica a formação de nossos alunos. Exemplo disso acontece neste 11 de outubro, véspera do Dia de Nossa Senhora Aparecida, quando professores e alunos dos cursos de Estética e de Enfermagem, em conjunto com nossos projetos de extensão, realizam o atendimento aos romeiros em peregrinação pela via Dutra até o Santuário Nacional. No dia 5 de outubro, foi a vez dos professores e estudantes do curso de Fisioterapia participarem dessa ação com os romeiros.

Mostramos para os jovens estudantes da região, no início de outubro, uma Universidade viva e vibrante com a nossa Feira de profissões, que voltou à programação presencial após dois anos de pandemia. E teremos a oportunidade de apresentar à comunidade científica a qualidade das pesquisas desenvolvidas em todos os níveis de escolaridade. O XI Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento retoma sua programação presencial com mais de 1.000 trabalhos a serem apresentados.

Esses são os primeiros 100 dias de uma gestão que renova seu compromisso com alunos, professores e servidores.

Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, reitora da Universidade de Taubaté