UNITAU promove mutirão de atendimento a romeiros

10/10/2022 20h36

Extensão, Aluno, Professor, UNITAU, Mutirão, Enfermagem, Estética e Cosmética, Comunidade, Atendimento

Professores e alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem, na véspera do Dia de Nossa Senhora Aparecida, um mutirão de atendimento aos romeiros em peregrinação pela via Dutra em direção ao Santuário Nacional.

As atividades contam com a participação de cerca de 50 pessoas, entre estudantes dos cursos de Enfermagem e Estética e Cosmética, além dos projetos de extensão Grupo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Gavvis), Ecocidadania e Saúde e Terapias Complementares.

Os romeiros serão recebidos no ponto de apoio Unidos pela Fé (km 113), onde passarão por acolhimento e atendimentos diversos, entre curativos, massagem e aferição de pressão. Os atendimentos estão previstos para ocorrer entre 8h e 18h.

“Acho que nossos alunos vão aprender muito com isso. Ouvir as vivências dessas pessoas enriquece muito o aluno e também nós, professores. É um momento de promover o bem-estar para a comunidade, de ajudar o romeiro a descansar, a receber um curativo”, afirma a Profa. Dra. Teresa Célia de Mattos Moraes dos Santos, do curso de Enfermagem.

A Profa. Esp. Debora Yoshie Iwata Garcia, do curso de Estética e Cosmética, reforça que essa é uma oportunidade de promover uma interação com a sociedade, além de aprimorar a experiência profissional e pessoal dos alunos. “Conseguimos olhar o ser humano com novas perspectivas e, com isso, as alunas aprendem a desenvolver maior sensibilidade, empatia, aprimorar conhecimentos, aplicando a teoria à prática.”

Para Gabriela Regina Corrêa Pereira, aluna do 8º período de Enfermagem da UNITAU, o acolhimento ao romeiro não fica restrito a um curativo, mas sim a uma escuta atenciosa para um atendimento de forma integral. “Será o momento de colocar em prática um pouco do que foi aprendido em sala de aula e, principalmente, sobre ter uma visão holística para os romeiros que ali irão passar. Nem todos vão precisar de curativo, por exemplo, alguns querem contar de onde estão vindo, outros querem se alimentar, receber apoio moral. Temos que olhar para cada com sua particularidade e prover laços, o que faz o diferencial da nossa profissão.”

A estudante Nathalia Fernandes está no 6º período do curso de Estética e Cosmética da UNITAU e destacou como experiências como esta colaboraram com a sua formação. “Em meu curso, pude ter várias experiências incríveis de casos que vão muito além de realizar apenas um atendimento, mudando desde a autoestima até mesmo conselhos que fazem com que nossos clientes nunca percam a esperança sobre acreditar que algo melhor está por vir. Isso me faz querer cada vez mais continuar nessa profissão, que não se baseia em só em ‘passar creminho’, como muitos acham, e sim de mudar histórias.”