XI Cicted supera 1.000 trabalhos inscritos

07/10/2022 21h15

Professor, CICTED, Pesquisa Científica, Submissão, Trabalho científico, Aluno

A comissão organizadora da 11ª edição do Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted) da Universidade de Taubaté (UNITAU) trabalha na avaliação de 1.058 submissões de trabalhos que foram efetivadas até o dia 4 de outubro.

A retomada da programação presencial e dos encontros de iniciação científica (Enics), além da incorporação de eventos como o Seminário de Extensão (Semex) e o Seminário de Práticas Educativas (Sempre)  colaboraram com o aumento das submissões em relação aos dois anos anteriores de congresso remoto. Para se ter uma ideia, foram submetidos, em 2019 e 2020, um total de 999 trabalhos de forma remota.

Segundo a presidente da comissão organizadora, profa. dra. Juliana Bussolotti, na próxima segunda-feira, 10 de outubro, já deve estar disponibilizada a relação de trabalhos aprovados. “São dois avaliadores por trabalho, o que confere mais qualidade ao nosso processo de avaliação. Todos os trabalhos terão ISBN, então estarão registrados na Biblioteca Nacional. E todos os artigos aprovados receberão o DOI (Sistema de Identificação Digital em inglês).”

A presidente do XI Cicted também analisa uma alteração no perfil do congresso, com um predomínio maior de trabalhos relacionados a Ciências Humanas, com 505 submissões. As Ciências da Saúde estão em segundo lugar, com 409 trabalhos, seguidas pelas Ciências Exatas, com 144 registros. Apesar disto, professora Juliana destaca a interdisciplinaridade como ponto forte do evento. “Promovemos uma atitude interdisciplinar. Esse será um espaço de troca, de acolhimento, de conhecimento.”

Mesmo com boa parte de sua programação de forma presencial, o alcance do XI Cicted em todo o território nacional permanece, com inscrições de congressistas de 27 estados brasileiros, além da participação de estudantes e pesquisadores de outros países.

“São mais de 90 atividades como palestras, oficinas, mesas redondas na programação do congresso, das quais cerca de 70% são presenciais.”

Mais informações sobre a programação do XI Cicted, que acontece de 19 a 21 de outubro,  você encontra aqui.