Alunos(as) auxiliam futuros universitários na escolha da carreira durante a Feira de Profissões

07/10/2022 20h54

Feira de Profissões, ALUNO, Evento, UNITAU

Entre os dias 5 e 7 de outubro, o campus da Juta reuniu futuros universitários em busca da escolha pela sua carreira ideal durante a 18ª edição da Feira de Profissões UNITAU. A programação, que neste ano retornou ao presencial, contou com a apresentação de todos os cursos de graduação oferecidos pela Universidade de Taubaté, pelas vozes dos alunos e alunas de cada um deles.  Durante todos os dias de evento, eles puderam contar aos estudantes de Ensino Médio e de cursos preparatórios sobre todas as possibilidades de aprendizado que se pode adquirir durante a trilha acadêmica na UNITAU.

Além dos estandes em que os alunos(as) recebem os vestibulandos(as) a procura da carreira perfeita, a programação incluiu oficinas e atividades práticas relacionadas a todas as áreas do conhecimento para dar uma força na hora de escolher qual carreira seguir. Para Sabrine Moreira de Andrade, aluna do 6º semestre do curso de Enfermagem, essa é a chance de ajudar pessoas que ainda estão em dúvida sobre qual carreira seguir. “Eu vim na Feira de Profissões durante os três anos do Ensino Médio e no meu segundo ano, quando eu cheguei aqui, tinha um banner enorme mostrando todas as áreas da Enfermagem. Foi quando eu vi que era aquilo que eu queria fazer para minha vida. A UNITAU teve esse papel muito importante de me mostrar o meu caminho”, relembra. Para ela, representar a Enfermagem na Feira de Profissões vai muito além do que apenas falar sobre o curso. “A gente sente essa paixão pelo curso e quer que as pessoas sintam essa mesma coisa. Então, é muito bom saber que em um dia estamos aqui, como visitantes e acolhidos por outros alunos, e no outro você quer fazer a mesma coisa, acolhendo os novos alunos que virão”, avalia a aluna.

+ Inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2023 (Medicina e demais cursos)

Bárbara Monteiro, aluna do 6 semestre de Estética e Cosmetologia, também relembra os seus tempos de vestibulanda. “Eu já estive do outro lado como aluna visitante, não sabia que curso ia escolher. No ano seguinte, eu vim para fazer o curso de Estética. Então, na Feira de Profissões eu conheci o meu curso e tive a experiência, porque participei de uma prática que me fez querer fazer o curso. Hoje estou me formando”, conta a aluna. “Começou por mim, então eu quero que todo mundo sinta o que eu senti ao escolher a minha profissão”, almeja.

Para Mariana Pavret, aluna do 8º semestre de Direito, participar da Feira de Profissões é a oportunidade para mostrar a todos o que o curso oferece de melhor. É muito gratificante, porque eu realmente consigo transmitir para as pessoas o que eu sinto quando estudo, o que sinto quando estou dentro da sala de aula. O curso é bem estruturado, os professores são muito bem capacitados, o ensino é bem completo e o departamento também”, comenta.

A Feira de Profissões trouxe de volta, ainda, os mais saudosos. Gustavo Costa de Oliveira se formou em 1997 em Engenharia Mecânica na UNITAU e retornou ao lugar onde tudo começou. “Após 25 anos de formado, é a primeira vez que eu estou retornando aqui no campus da JUTA. É muito gratificante porque a Universidade me deu a estrutura para ingressar na área industrial. Na época em que eu fazia o curso aqui, já consegui um estágio na indústria, onde eu desenvolvi minha carreira”, conta o egresso. “É uma Universidade muito prática, que eu acredito que faça muita diferença. Ela incentiva o aluno, abre portas ao mercado de trabalho, como a Feira de Profissões, por exemplo”, avalia.

A Feira de Profissões é um evento tradicional da Universidade de Taubaté e promove a oportunidade para  alunos e vestibulandos se conectarem por meio de seus sonhos, criarem networking e se descobrirem em um mundo de possibilidades dentro da UNITAU.

Confira os melhores momentos da 18ª edição da Feira de Profissões no nosso Flickr.

Compromisso com o seu sonho. Universidade do Futuro, UNITAU

Júlia Almeida