Liga de Urologia da UNITAU promove mutirão de detecção de câncer da próstata em distrito de Cunha

07/10/2022 19h13

UNITAU, alunos, Ligas acadêmicas, Extensão, Comunidade, Saúde, Qualidade de vida

A Liga Acadêmica de Urologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) se antecipa ao Novembro Azul e promoverá no sábado, dia 8 de outubro, a 2ª Campanha de rastreamento precoce do câncer de próstata. A campanha será realizada no distrito de Campos Novos de Cunha e tem como objetivo promover o acesso à saúde por parte dos moradores da região.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, ao longo de 2022, devem ser descobertos 65 mil novos casos da doença no Brasil. De acordo com o instituto, o diagnóstico precoce pode colaborar para que a taxa de cura chegue a cerca de 90%, por isso os exames preventivos são essenciais. A maior parte dos casos iniciais são assintomáticos.

Os exames serão realizados com 120 pacientes que foram previamente agendados e que já realizaram os exames de sangue e urina. A ação ocorrerá no período da manhã, a partir das 8h, em uma escola pública do distrito que terá 10 de suas salas de aula adaptadas para consultórios.

A ação da Universidade é importante na medida em que contribui na formação dos alunos do curso de Medicina e leva um serviço importante à comunidade. “Por sala, ficam um aluno que participou de, pelo menos, duas campanhas anteriores, um aluno que participou de uma campanha e um aluno que está participando pela primeira vez. Uma professora e eu ficamos no corredor, acompanhando os alunos, conferindo se está tudo certo, se há alguma dúvida e auxiliamos nos exames”, afirma o Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, vice-reitor da UNITAU e professor de Urologia.

Além da campanha desse final de semana, a Liga de Urologia da UNITAU já tem uma ação agendada para o mês de novembro em Campos do Jordão.