Curso Popular Monteiro Lobato oferece intensivão gratuito para o Enem

29/09/2022 13h40

ENEM, Projeto de Extensão, UNITAU, Educação, Oportunidade, Acontece, Curso Popular Monteiro Lobato, Comunidade

A concorrência para a entrada nas universidades do país é grande e quem mais enfrenta dificuldades nesse processo são os jovens que têm um menor acesso a uma educação de qualidade. Com o propósito de reduzir essa desigualdade, o projeto de extensão Cursinho Popular Monteiro Lobato (CPML) retoma, neste segundo semestre, um intensivão gratuito com foco nos conteúdos do ENEM.

As inscrições para o intensivão começarão no dia 3 de outubro e se encerrarão no dia 4 de novembro ou quando as 55 vagas disponíveis forem preenchidas. Serão priorizados os alunos da rede pública de ensino de Taubaté. As aulas serão presenciais, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, no Campus Bom Conselho. O curso terá duração de duas semanas, entre os dias 7 e 11 de novembro e os dias 14 e 18 de novembro.

Para Matteo Celano Ebram, presidente do CPML, o curso é importante para democratizar o acesso das pessoas ao ensino superior. “O projeto tenta reduzir as desigualdades que separam os alunos das escolas públicas daqueles que estudam em colégios privados. Entendemos que a educação empodera e pode contribuir positivamente para a mudança de perspectiva do indivíduo e de suas famílias.”

O CPML foi criado em 2020 e já beneficiou mais de 300 jovens estudantes. Durante a pandemia, o curso realizou atividades online e, neste ano, retomou as atividades presenciais.

Guilherme Andrey Victor se tornou aluno do CPML no início deste ano e irá participar do Intensivão para o ENEM em novembro. “Eu tenho grandes expectativas para o curso, principalmente para me ajudar a relembrar de alguns conteúdos.”

E você, está estudando para o ENEM e o intensivão chamou a sua atenção? Dá uma olhada nas dicas que o Matteo separou para você se dar bem no ENEM:

· Concentre-se nos temas mais recorrentes, estamos nos aproximando da prova.

· Tem alguma dificuldade específica? Hora de focar nela.

· Sabe como funciona o sistema de avaliação do ENEM (o método TRI)? Use boa parte do tempo de prova com as questões mais fáceis e as medianas. Deixe as difíceis para o final.

· A redação é um diferencial importante, reveja os critérios de avaliação para não ser surpreendido. Treine bastante!

· Os sábados pré-prova são dias para o descanso, preserve suas energias. Para mais informações, acesse o site do Cursinho Popular Monteiro Lobato ou o perfil do instagram.