Alunos participam de ação de saúde para servidores municipais de Taubaté

28/09/2022 21h01

UNITAU, Graduação, Comunidade, Fisioterapia, Estética e Cosmética

Estudantes de Estética e Cosmética e de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram, na última quinta-feira, 22 de setembro, do Projeto Cult-VAR da Prefeitura de Taubaté. Durante a ação, alunos ofereceram orientações e atividades para o bem-estar dos servidores municipais.

O grupo da Estética e Cosmética, supervisionado pela Profa. Esp. Camila Rodrigues de Oliveira, ofereceu massagens para o relaxamento muscular dos servidores, enquanto o grupo da Fisioterapia, supervisionado pela Profa. Dra. Glauce Gonzaga Silva, fez orientações relacionadas à postura e promoveu uma sessão de ginástica laboral, com exercícios de aquecimento e de alongamento.

Após receber a massagem, o servidor público Irácio Pinto, operador de roçadeira da prefeitura, não poupou elogios à equipe de Estética. “Olha, nota 10 mesmo”, comenta. Devido ao esforço diário no trabalho, Irácio valoriza o trabalho dos futuros esteticistas. “Roçadeira pesa, né? Você fica o dia inteiro com ela. Fazendo uma massagem assim dá uma relaxada no ombro, um alívio”, completa.

A má postura, somada às longas jornadas laborais, pode causar dor lombar e complicações no nervo ciático. Aluno do 6º semestre de Fisioterapia, João Janozelli explica que a movimentação diária, mesmo com exercícios leves, é importante para prevenir e combater essas dores que podem surgir.

O evento foi uma oportunidade para os estudantes praticarem o que aprendem em sala de aula e terem contato com a comunidade local, exercitando o contato com futuros pacientes. “O pouquinho que a gente conseguir atingir já vai ser um número muito grande, então eu fico muito feliz de estar aqui hoje e poder fazer a minha parte”, comemora João.

De acordo com a Profa. Glauce, “esse é o conteúdo de várias disciplinas”. “Eu, especificamente sou professora da disciplina Fisioterapia do Trabalho, que estuda esses aspectos da ergonomia, da relação do homem com o trabalho”, conta.

Ações como essa são fundamentais para a promoção da saúde. “Por meio da ciência, a atividade física tem grande efeito benéfico sobre a prevenção das dores”, finaliza a fisioterapeuta.

Samuel Guimarães