Semana da Estética propõe equilíbrio entre lados técnico e humano do profissional

28/09/2022 20h57 ⋅ Atualizada em 29/09/2022 11h21

Vestibular de Verão 2023, UNITAU, Graduação, Semana da Estética

A preocupação com a estética é comum ao ser humano desde a Antiguidade Clássica. Padrões de beleza e culto a imagens estão interligados com a história da sociedade ocidental. Na modernidade, são recorrentes as discussões sobre questões como saúde mental e autoestima quando debatemos sobre estética. Contudo, pouco se é discutido sobre o preparo socioemocional que a profissional de estética necessita ter para a rotina de sua função.

A Semana da Estética de 2022 da Universidade de Taubaté (UNITAU) trouxe como temas o lado humano e profissional para o debate entre os alunos. Promoveu palestras voltadas para a formação socioemocional das alunas bem como de sua apresentação a temas da área. A Profa. Esp. Debora Garcia, coordenadora do evento, pontua que a escolha da programação contempla a futura carreira das estudantes, “pois traz temas atuais e relevantes para a discussão, escolhidos pelas próprias alunas”.

As semanas acadêmicas buscam promover atividades que complementem a formação do aluno e funcionam também como um espaço de amostragem de áreas de atuação profissional. É o caso, por exemplo, da aluna Adriana Alves Pazzotti, do 4º semestre de Estética e Cosmética. “Cada palestra abriu várias ideias futuras, esses tipos de palestras são muito importantes, não só na minha área profissional, como para minha vida pessoal”, ressalta a estudante.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, nos últimos dois anos, a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou em 390%. Em consonância, a Semana da Estética 2022 promoveu palestras voltadas para esse campo, tratando sobre microagulhamento elétrico e cromoterapia, por exemplo.

Entre as atividades da programação, a semana contou com a participação de profissionais formadas pela UNITAU. “Procuramos sempre trazer egressas para realizar as palestras, de modo a incentivar as atuais alunas durante a jornada acadêmica”, comenta a Profa. Debora.

A aluna Gleice Rodrigues, do 6º semestre, reconhece a qualidade da programação da semana e elogia a escolha dos palestrantes. Segundo ela, as palestras “foram muito incríveis, os profissionais que compareceram e as explicações também”. Além disso, realça a importância do debate sobre os temas humanos na área da Estética. “Para cuidar de alguém, você precisa estar bem”, afirma.

Vestibular de Verão 2023

O curso de Estética e Cosmética está entre os oferecidos no Vestibular de Verão 2023 da UNITAU, que está com inscrições abertas. Para participar do processo seletivo, o candidato deve escolher entre a prova presencial ou uma prova online agendada.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Joel Ferreira