Projeto Novos Rumos recebe inscrições para auxiliar trabalhadores na recolocação profissional

28/09/2022 14h01 ⋅ Atualizada em 29/09/2022 09h36

UNITAU, Inscrições, Extensão, Economia, Psicologia

Há um ano, no segundo trimestre de 2021, a taxa de desemprego no Brasil se encontrava em 13,7% de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período de 2022, o índice apresentou queda e está em 9,1%. Apesar deste cenário criar uma expectativa positiva em relação à retomada da empregabilidade, os novos moldes das ocupações pedem novas formas de olhar para o trabalho. Habilidades técnicas deixaram de ser o foco e houve um aumento na demanda pelas habilidades interpessoais, as chamadas soft skills.

‘’Hoje, o mercado de trabalho percebe a importância das soft skills para otimização dos processos de produção, tomadas de decisão e atingimento de metas e resultados de forma ética e sustentável. As habilidades técnicas, chamadas de hard skills, ainda possuem um grande valor no mercado de trabalho, mas apenas isso não garante mais uma boa colocação ou empregabilidade’’, pontua a Profa. Ma. Monique Godoy, do curso de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU).

As hard skills são aquelas adquiridas em diferentes graus de formação técnica, como um curso profissionalizante, mas as soft skills precisam ser desenvolvidas. Com enfoque nisso, o projeto de extensão Novos Rumos, da UNITAU, oferece um serviço de apoio psicológico e de orientação profissional para os que estão interessados em entrar ou retornar ao mercado.

Estruturado a partir de dois módulos, o projeto procura auxiliar psicologicamente, a fim de criar novos valores mentais e socioemocionais; e profissionalmente, a partir dos fatores influenciadores do mercado de trabalho, como educação financeira e empreendedorismo.

Levando em conta o cenário atual e suas exigências, segundo a Profa. Monique, responsável pelo projeto, ‘’é preciso desenvolver habilidades importantes para relacionamentos interpessoais como comunicação, civilidade, assertividade, inteligência emocional, capacidade de dar e receber feedbacks, delegação, liderança, entre outros. Dessa forma, há a possibilidade de uma melhor integração de todos os esforços da equipe para otimização dos resultados e desenvolvimento profissional’’.

O projeto Novos Rumos atende diferentes expectativas e é aberto a todos que buscam a entrada ou a reinserção no mercado de trabalho. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro.

Serão quatro encontros semanais com grupos de seis pessoas e duração de, no mínimo, 1h. Os atendimentos acontecem no Centro de Psicologia Aplicada da UNITAU (Cepa), na Rua Barão da Pedra Negra, número 235 – Centro, Taubaté. Por se tratar de um ambiente clínico, é exigido o uso de máscara para as reuniões.

Para se inscrever, preencha o formulário disponível aqui.

Caio Pascoal