Bolsa Mérito: uma conquista coletiva

26/09/2022 20h54 ⋅ Atualizada em 27/09/2022 08h54

Desconto, Aluno, Graduação presencial, Benefício, Bolsa Mérito

 

A Universidade de Taubaté premiou, nesse mês, os melhores alunos e as melhores alunas do semestre com a Bolsa Mérito. Mais do que uma cerimônia solene, o momento reflete uma conquista coletiva do(a) estudante junto àqueles que tornam isso possível ‘nos bastidores’. E você? Para quem você liga quando acontece algo extraordinário? Quem são as pessoas que te aplaudirão quando for a sua vez de chegar ao pódio?

Quando Samira de Oliveira Fernandes, aluna do 2° semestre de Arquitetura e Urbanismo, foi ao palco do Auditório do Departamento de Engenharia Civil da UNITAU e recebeu o seu certificado, sua mãe revezava entre tirar fotos, sorrir e chorar de alegria na plateia. A estudante foi contemplada pelo benefício pela primeira vez e, para ela, o sentimento de gratidão resume essa trajetória, que só é possível graças ao suporte oferecido pela família. “Meus pais sempre me apoiaram. A princípio, eu não ia fazer faculdade, mas eles me apoiaram e demos um jeito. Poder devolver esse investimento para eles é muito gratificante”, emociona-se. A Bolsa Mérito ainda representa uma ajuda financeira, já que concede desconto nas mensalidades. “É muito gratificante receber a bolsa, porque é muito esforço que a gente aplica. Receber esse benefício da Universidade nos ajuda, é um incentivo. Valeu a pena todo o esforço!”, reconhece a aluna. 


Samira dedicou a conquista da Bolsa Mérito àqueles que caminham com ela diariamente em busca do seu sonho | Foto: Leonardo Oliveira / ACOM

 

Entre os 30 estudantes contemplados também estava Deborah Mello, aluna do 2º semestre do curso de Agronomia. Ao lado dos pais e da avó, ela posou para fotos e registrou esse momento de alegria e recompensa por toda organização nos estudos. Para ela, esse reconhecimento representa o resultado do equilíbrio entre ter responsabilidade com os estudos e o investimento em tempo de qualidade com as pessoas que ama. “Estudo muito, mas ao mesmo tempo, tento manter a vida social. Acho importante haver um balanceamento”, avalia. Com foco nos objetivos e muita esperança para seguir conquistando ótimos resultados ao longo da vida acadêmica que acabou de embarcar, o momento representa a superação apesar das dificuldades. “A felicidade deles é maior que a minha. A Bolsa Mérito é uma recompensa que representa tudo, principalmente em um ano difícil, pós pandemia”, comenta.


Deborah trouxe parte da família para a cerimônia da Bolsa Mérito | Foto: Leonardo Oliveira / ACOM


Acompanhada pela mãe, a aluna Julia Mafuz, do 4º semestre de Letras, se emocionou ao longo da cerimônia, aplaudiu seus professores e ainda destacou o valor de ser reconhecida como a melhor aluna do semestre no seu curso. “
Para mim é uma grande honra estar aqui hoje, recebendo esse certificado, essa premiação, porque nos esforçamos bastante e estudamos muito. O fato de a UNITAU nos contemplar desta forma é algo que não dá para descrever. É uma honra muito grande! É muito bacana que reconheçam nosso esforço e nossa dedicação com os estudos aqui na Universidade”, comenta. A mãe dela, Ana Mafuz, sente que a conquista da filha é um retorno de uma caminhada que elas percorrem juntas. “Eu, como mãe, vejo todo o investimento que fazemos nos filhos, desde que nascem, ser recompensado nessas horas. Vemos que eles estão trilhando o caminho da educação e alcançando seus objetivos”, conta. “A Júlia está se destacando, está tendo um excelente desempenho, então eu estou muito orgulhosa!”, finaliza. 


Julia trouxe mãe para acompanha-la durante a cerimônia de entrega dos certificados da Bolsa Mérito | Foto: Leonardo Oliveira / ACOM

 

Os melhores momentos da cerimônia estão no nosso álbum no Flickr.

Sobre a Bolsa Mérito

A bolsa mérito é uma forma de recompensa que a UNITAU desenvolveu para premiar seus estudantes destaque. Além de valorizar o aluno e sua dedicação, a bolsa também os auxilia financeiramente, oferecendo 30% de desconto nas mensalidades ao longo do semestre. 

Todos os alunos da podem concorrer à bolsa. É necessário estar regularmente matriculado em um curso de graduação presencial, ter 75% de aproveitamento das disciplinas do semestre anterior, ter média igual ou superior a 9,0 (nove) no semestre anterior e estar adimplente com as mensalidades. No próximo semestre pode ser você! 

 

Compromisso com o seu sonho. Universidade do futuro, UNITAU.

ACOM/UNITAU