Semana Agronômica coloca em pauta futuro do agronegócio e do meio ambiente

26/09/2022 20h33

UNITAU, Graduação, Agronomia, Meio Ambiente, Semana Agronômica

Em frente a crises como o conflito entre Rússia e Ucrânia, a distribuição de grãos é um dos desafios enfrentados por profissionais da área da Agronomia. Esta e diversas outras questões ambientais exigem replanejamento da rota da profissão. Ao abordar inovações para o futuro do agronegócio e do meio ambiente, a 43ª Semana Agronômica da Universidade de Taubaté (UNITAU) ajudou futuros profissionais na construção do panorama da carreira.

Assim como em outras semanas pedagógicas, a Semana Agronômica foi planejada com o objetivo de complementar a formação dos estudantes. Com o tema ‘’Inovação para o futuro do Agronegócio e do Meio Ambiente’’, a edição dispôs de palestras e minicursos que abrangeram o desenvolvimento da Agronomia por meio de técnicas inovadoras e sustentáveis.

João Victor Guedes, aluno do 2º semestre de Agronomia, considerando os contextos econômico e ambiental do país e do mundo, faz uma projeção do que o futuro do agronegócio irá exigir do profissional. “Nós estamos vendo a crise que está acontecendo na Ucrânia e na Rússia, e isso impacta diretamente nosso país. A gente tem que observar meios para subsidiar o agronegócio, fomentando e não impactando”, pontua.

O evento, além de ser feito para os estudantes, foi também elaborado com a participação de todos eles. “Cada aluno deu uma opção de tema. Doze foram cotados e, desses doze, os mais votados foram selecionados para compor a programação, conforme o que cada aluno queria aprender”, explica Nayara Ellen, aluna do 6º semestre.

Essa elaboração colaborativa da programação permite o melhor aproveitamento do evento. “A Semana Agronômica atende a diversos propósitos, como: networking ou relacionamento, especialmente, com egressos; protagonismo, uma vez que os estudantes se tornam os agentes ativos de atividades de extensão; interação entre a academia e a comunidade e, também, entre a academia e o mercado profissional”, conta a Profa. Dra. Adriana Labinas, docente do Departamento de Ciências Agrárias e uma das responsáveis pela organização.

As atividades não se restringem apenas a alunos. Um dos objetivos do evento é evidenciar o estudo e o trabalho da área, partilhando conhecimentos com o público geral. “Um dos pilares da Universidade é resumir tudo o que está acontecendo na academia, tudo o que é feito dos profissionais, e passar para a sociedade, mostrar o que está acontecendo”, finaliza João Victor.

Vestibular de Verão 2023

O curso de Agronomia está entre os oferecidos no Vestibular de Verão 2023 da UNITAU, que está com inscrições abertas. Para participar do processo seletivo, o candidato deve escolher entre a prova presencial ou uma prova online agendada.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Caio Pascoal